Durante o mês de maio, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria de Agricultura, realizou palestras sobre a importância vacinação contra a febre aftosa voltadas para produtores rurais e estudantes das redes, municipal e estadual, de ensino. No último sábado (24), os alunos da Escola Família Agrícola da Região de Alagoinhas (EFARA), que oferece formação técnica em agropecuária para filhos de produtores rurais da região, tiveram um dia de aprendizado diferente, tendo como objetivo, estimular a vacinação no estado e conscientizar a sociedade sobre as ações da Defesa Sanitária Animal na Bahia.

Esta parceria educativa foi iniciada ano passado e, durante o segundo encontro, os alunos presenciaram alguns procedimentos adotados pela Adab e aplicados em cada etapa das estratégias de erradicação e prevenção da febre aftosa, como o cadastramento do rebanho bovino da instituição na Adab, georreferenciamento da propriedade e vacinação assistida do rebanho. “Os alunos também conheceram um aparelho de GPS e suas finalidades, ao tempo em que o professor da unidade, Juracy Batista, efetuou uma aula prática de vacinação contra febre aftosa, passando pelas etapas de assepsia, conservação da vacina, e vias de aplicação.

“Com as atividades realizadas na EFARA a Gerência da ADAB de Alagoinhas consolida o intercâmbio das ações educativas, envolvendo as três instituições de ensino agropecuário que atuam na sua área de jurisdição, o Instituto Federal de Catu, Escola Rolf Weinberg da Fundação José Carvalho, na divisa de Pojuca com Mata de São João, e a EFARA em Alagoinhas”, esclareceu o gerente, Ricardo Motta, lembrando que as palestras foram apresentadas pelo técnico em Fiscalização Agropecuária, Paulo de Tarso, e pelo professor Juracy, já citado anteriormente, que além de egresso da instituição, é colaborador junto a Adab no Programa de Erradicação da Brucelose e Tuberculose como agente vacinador e técnico da Cooperativa Agropecuária Mista da Região de Alagoinhas (Coopera).

Capacitando Professores de Pedro Alexandre

Mais de 500 alunos do quinto e sexto ano de 10 escolas municipais de ensino de Pedro Alexandre foram beneficiados com o projeto Adab na Escola. Para inserir a Defesa Agropecuária como tema transversal da grade curricular de ensino, a Adab capacitou os professores de português, história, geografia, ciências e matemática em Defesa Sanitária Animal, Vegetal e Inspeção de Produtos de Origem Animal, nos dias 21 e 22 deste mês, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Os temas abordados foram as formas de atuação da Agência e suas responsabilidades, bem como os principais programas desenvolvidos pela Adab, como Febre Aftosa, Raiva dos Herbívoros, Brucelose e Tuberculose, Sanidade Apícola, Inspeção de Carne e Leite, Agrotóxicos e descarte de embalagens vazias.

O Prefeito Municipal de Pedro Alexandre, os Secretários de Educação, Saúde, Agricultura, Ação Social, representante do Conselho Tutelar e da Vigilância Sanitária, além do Coordenador Regional de Paulo Afonso, Augustus de Brito, e servidores da Adab, estiveram presentes na abertura do evento que, ao finalizar as atividades, foi distribuído o Manual do Aluno - Formando Jovens Sanitaristas, material didático que será utilizado como ferramenta de apoio para os professores em salas de aula.

Ascom Adab

Confira nosso álbum de fotos

Tel/Fax: 71. 3116-8461