Em parceria com as secretarias municipais de Saúde e Agricultura de Cachoeira, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) identificou, no último dia 21, um bovino com sintomatologia suspeita de Raiva na zona rural do município, comunidade do Tabuleiro da Vitória. Após a notificação e pronto atendimento da ocorrência, foi diagnosticado o caso positivo por meio de exames laboratoriais realizados no LACEN.

“Somos uma rede e sempre atuaremos melhor em conjunto”, enfatizou o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz ao ser informado da ação. “A Adab é parceira do produtor e estará sempre presente, auxiliando, orientando e promovendo a defesa agropecuária”. A Raiva é considerada uma das zoonoses mais importantes para a saúde pública, não só em função de sua evolução rápida, mas também pela letalidade e o elevado custo social e econômico.

“Mesmo em se tratando de um caso isolado como esse de Tabuleiro da Vitória, a notificação da Raiva é obrigatória e a equipe técnica local da Adab agiu de maneira eficiente com a prefeitura de Cachoeira”, explicou o diretor de defesa animal da Agênia, Carlos Augusto Spínola, destacando que a autarquia realiza o controle desta enfermidade com ações descentralizadas por todo o Estado, atendendo às estratégias do Programa Nacional de Controle da Raiva dos Herbívoros (PNCRH).

Entre as estratégias estabelecidas no Programa, estão as ações de vigilância epideiológica, controle populacional dos morcegos hematófagos – principal transmissor da enfermidade - , educação sanitária e vacinação dos rebanhos. “Dessa forma, a população não precisa ficar alarmada. Basta manter comunicação com a Adab e demais autoridades de saúde porque nossos profissionais que atuam nesta área são treinados, capacitados e já desenvolvem um trabalho de excelência”, frisou o coordenador do PNCRH-Ba, Marcelo Sampaio.

O médico veterinário da Adab, Evandro Moraes, foi o responsável pelo atendimento à notificação, realizando a colheita de material do bovino e esclareceu que a região de Cachoeira tem uma população considerável de morcegos hematófagos. “A ocorrência desses animais é comum, mas, neste caso, agimos rapidamente porque o produtor já havia participado de uma de nossas atividades de educação sanitária e conseguiu identificar os sintomas no animal”, pontuou Moraes. “Por isso é importante os criadores notificarem a Adab sempre que perceberem que o animal está com dificuldades para andar, levantar o comer”, acrescentou o veterinário, esclarecendo “o produtor é uma ferramenta extremamente importante no nosso trabalho. A comunicação imediata às autoridades faz toda a diferença no controle, evitando disseminação de doenças letais como a Raiva bovina. Somos todos parceiros”, finalizou Moraes.

Ascom Adab 23.03.23

Tel. 3194-2044/99948-8385