O prazo para submissão de trabalhos científicos na 3ª Conferência Nacional de Defesa Agropecuária (CNDA) foi prorrogado até o dia 09 de março. Os interessados devem encaminhar os resumos para os emails suely.xavier@adab.ba.gov.br ou sukabrito@hotmail.com. O evento tem como tema central “Responsabilidade Compartilhada”. Até agora cerca de 25 trabalhos científicos de fiscais agropecuários da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, serão apresentados em forma de pôsteres no encontro, a ser realizado no Centro de Convenções da capital baiana entre os dias 23 e 27 de Abril.

“O evento tem o propósito de difundir o conceito de Defesa Agropecuária como política pública, relacionada a diversos segmentos sociais”, salienta o Diretor Geral da Adab, Paulo Emílio Torres que preside a comissão de organização da Conferência. Para ele, a realização da CNDA representa um marco decisivo na conquista de novos mercados, na medida em que divulga para o público consumidor todos os serviços de defesa agropecuária que garantirão a qualidade e inocuidade dos alimentos destinados ao consumo humano e animal.

Os eixos temáticos da Conferência abordarão: a Copa das Confederações a Copa do Mundo e o papel da vigilância agropecuária frente aos riscos de ingresso de pragas associado ao evento esportivo; assegurar a eficiência na fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras, segurança do alimento, rastreabilidade animal e vegetal, saúde pública (Serviço Unificado de Atenção a Saúde Agropecuária - SUASA como SUS) e acesso a mercados.

A expectativa dos organizadores é que a CNDA proporcione novas avaliações quanto às inovações tecnológicas em Defesa Agropecuária bem como as já tradicionais e rotineiras que previnem a proliferação de diversas enfermidades transmissíveis ao ser humano e à produção agropecuária. Estima-se que cerca de 2 mil pessoas participem das discussões sobre o tema central da Conferência, associado à produção, industrialização, comercialização, saúde pública, sustentabilidade ambiental e o caráter estratégico da defesa agropecuária.

Diversas entidades apóiam o evento a exemplo da Petrobrás, Secretaria de Turismo, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Confederação Nacional de Agricultura (CNA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). Integrando-se ao processo de consolidação da Conferência, destacam-se as Agências Estaduais de Defesa Agropecuária do país, Universidades, Institutos Técnicos de Educação, de Pesquisa e de Extensão Rural, Prefeituras Municipais, Laboratórios de Medicamentos Animal e de Defensivos Agrícolas.

Mais informações pelo site: www.defesaagropecuaria.com.br.

Ascom / Adab