Junto com representantes de um consórcio composto por 19 municípios mineiros, a médica veterinária Rosângela Caldeira desembarcou no semiárido baiano e, durante três dias, conheceu de perto o serviço de inspeção realizado pela ADAB (Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia), além da capacidade de beneficiamento de frigoríficos locais e características próprias do segmento de ovinos e caprinos. “Depois de conhecer em detalhes a estrutura da Bahia, voltamos pra casa com a certeza que queremos replicar o modelo em Minas Gerais e com essa atenção à inspeção, como fazem aqui”, disse animada.
Os integrantes do consórcio destacaram a receptividade da equipe da agência que inspeciona os empreendimentos e responde pela orientação para produção de alimentos seguros destinados ao mercado estadual e nacional.
Nos municípios de Remanso e Pintadas, médicos veterinários, produtores da agricultura familiar e um representante do SEBRAE, foram recebidos pela coordenadora de Desenvolvimento da Agroindústria da ADAB, Maria Cristina Britto.
“A ADAB se sente honrada por receber a comitiva mineira e orgulhosa em saber do reconhecimento do nosso trabalho no SIE como referência para os serviços que almejam a adesão ao SISBI, principalmente em cadeias produtivas tão importantes, não apenas para a região Nordeste, como para todo o país, que são a caprino e ovinocultura, resultando no abate inspecionado dessas espécies, agregando valor ao produto final e garantindo a segurança sanitária para os apreciadores das iguarias preparadas com uma matéria prima de qualidade superior e procedência legalizada”, ressaltou.
Para o prefeito da cidade de Cabeceira Grande (MG), Eldson Amorim, todos os profissionais envolvidos na visita, proprietários dos frigoríficos Cabrabom e Frigbahia superaram as expectativas do grupo pelo atendimento e consultoria. “Estamos impressionados com a estrutura e profissionalismo dos empreendimentos visitados. O trabalho desenvolvido na Bahia tem um grande reconhecimento e o que vimos aqui também inclui a preocupação com a manutenção dos empregos, inclusão social, o que significa renda para as famílias e mais qualidade de vida para todos”.