O objetivo principal do grupo é elaborar o Plano Estadual de Sanidade dos Equídeos capaz de subsidiar o retorno do status de livre de Mormo.

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) coordenou a criação, na manhã desta quarta-feira (04), do Comitê Estadual de Sanidade dos Eqüídeos, atendendo a reivindicação dos equídeocultores para o Secretário de Agricultura, Eduardo Salles. Durante a reunião realizada na sede da Agência, em Salvador, ficou acordado que o objetivo do Comitê é discutir questões relativas à sanidade dos equídeos, com foco na elaboração do Plano Estadual capaz de subsidiar o retorno do status de livre de Mormo para a Bahia.

Diante da confirmação do primeiro foco de Mormo no Estado em 2012, com o diagnóstico positivo de um animal oriundo do estado de Minas Gerais, o grupocoordenado pela Adab dará assistência imediata aos produtores, além de intensificar o controle da Anemia Infecciosa Equina (AIE) e de outras doenças infecciosas dos equídeos na Bahia.

“Após a notificação da enfermidade, todas as medidas sanitárias e de vigilância foram implementadas conforme a legislação em vigor”, informa o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, ressaltando que a Agência intensificou as ações de vigilância epidemiológica, impedindosua disseminação na região e no Estado.

Neste primeiro momento, o foco do comitê é na elaboração do Plano Estadual de Sanidade dos Equídeos capaz de subsidiar o retorno do status de livre de Mormo, doença que pode ser transmissível ao homem. Para o diretor Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, a Bahia possui condições concretas para a reconquista do status sanitário por meio do trabalho de vigilância sanitária já realizado pela Adab, não sendo mais identificado nenhum outro foco no estado até o momento. “Trata-se de uma enfermidade incurável de notificação obrigatória, provocada pela bactéria Burkholderia mallei, que causa sintomatologia respiratória e cutânea nos equídeos. No ser humano a doença pode provocar pneumonia grave ou até a morte do indivíduo”, ressalta o diretor, lembrando que a Agência trabalha na defesa sanitária visando, principalmente, à saúde da população.

O comitê Estadual de Sanidade dos Equídeos foi instituído na Bahia com órgão colegiado estabelecido por portaria, que reúne a Secretaria de Agricultura (Seagri), Adab, Laboratório de Defesa Sanitária Agropecuária (Ladesa), Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e o Ministério de Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa). Integram também os representantes das instituições de ensino e pesquisa, o Instituto de Ciências da Saúde (ICS/UFBA), Escola de Medicina Veterinária (EMEV/UFBA), União Metropolitana de Educação e Cultura (Unime), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), as associações como a Associação de Médicos Veterinários de Equídeos da Bahia (Amveba), Associação Brasileira de Veterinários de Equídeos (Abraveq), Associação Baiana de Criadores de Cavalo de Passeio e Esporte (ABCCPE), e o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV/BA), a Polícia Militar da Bahia, a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Veja o nosso Álbum

Ascom / Adab