Passada a primeira semana, em todo o Estado, os criadores baianos estão indo às lojas adquirir as doses da vacina contra a febre aftosa. As equipes da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, estão a postos para atender e mobilizar o maior número de criadores nesta primeira etapa de vacinação de 2016, quando todos os bovinos e bubalinos precisam ser vacinados até 31 de maio, independente da faixa etária. 

A venda das vacinas só é permitida durante o período da campanha e as lojas credenciadas precisam lançar o estoque e a venda no sistema informatizado da ADAB. O diretor de Defesa Sanitária Animal, Rui Leal, recomenda que sejam adquiridas exclusivamente nos locais credenciados e em quantidade compatível com o número de animais a serem vacinados. Além de seguir outras orientações a exemplo de: As doses devem ser mantidas resfriadas entre 2 e 8 graus, usar material higienizado, e aplicar 5ml da vacina por animal, independente da faixa etária, para garantir a imunidade no rebanho. 

Após a aplicação, o criador precisa informar à ADAB, comparecendo ao escritório mais próximo até o dia 15 de junho. “Hoje, o produtor só precisa apresentar o CPF e deve solicitar que a revenda lance a nota fiscal no sistema informatizado da ADAB”, disse Leal. 

A orientação é que, após a aplicação, o criador deve declarar a vacinação no escritório da ADAB mais próximo, lembrando que é importante aguardar até a conclusão de todo o processo de declaração para emissão do Comprovante de Vacinação, mantendo-o guardado junto a todas as declarações arquivadas. 

Os proprietários dos animais que não vacinarem o gado contra a febre aftosa, durante o período da Campanha, e não fizerem a declaração no escritório da ADAB serão multados no valor de R$ 53 por cabeça não vacinada e R$ 160 por propriedade não declarada, ficando impedidos de vender ou transportar o rebanho. 

O criador também pode solicitar a senha para ter acesso ao seu cadastro no sistema informatizado da ADAB, podendo emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA), consultar a ficha sanitária e informar os nascimentos e mortes de animais na sua propriedade, via internet. 

Ascom Adab, 11/05/2016
Assessora de Comunicação: Amanda Almeida
noticia.ascom@adab.ba.gov.br
www.adab.ba.gov.br
Tel./Fax: 71. 3116-8461