A coordenadoria regional da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) em Barreiras, órgão vinculado à Secretaria de Agricultura (Seagri), iniciou a vacinação contra a Febre Aftosa com o pé direito e reuniu criadores, políticos e médicos veterinários da região. O encontro para o início simbólico da Campanha na região aconteceu na quarta-feira (05), no Parque de Exposição Engenheiro Geraldo Rocha, com a orientação e demonstração prática de como aplicar a vacina corretamente.

Durante a abertura, o coordenador regional Pedro Jose Custodio Neto destacou a importância e beneficio das atividades de Defesa Sanitária Animal para tornar efetivamente igualitário o negocio pecuário baiano. “A sanidade animal é fundamental para o desenvolvimento da pecuária, além de assegurar a saúde da população. Por isso, os criadores de Barreiras e região precisam ser mais corresponsáveis, protegendo a população bovídea existente na região de 982.647 bovinos e bubalinos, com 335.063 animais dentro da faixa etária de vacinal, de 0 a 24 meses”, esclareceu Neto.

Os presentes puderam acompanhar a palestra sobre os cuidados do manuseio da vacina na hora da aplicação, pela médica veterinária Kátia Avelino Pedroza, e, em seguida, aconteceu a parte prática com o medico veterinário Geovani de Souza, que demonstrou a vacinação de forma correta.

“Não deixe de vacinar seu rebanho. O Governo da Bahia, por meio da ADAB, está cumprindo com o compromisso, através de políticas públicas, de manter o status sanitário igualitário como Livre de Febre Aftosa com Vacinação”, solicitou o coordenador do Programa Estadual de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa na Bahia, Antônio Lemos Maia Neto.

Cerca de 4.315.718 bovinos e bubalinos em toda a Bahia, com idade até 24 meses, devem ser vacinados nesta segunda, que encerra no dia 30 de novembro em toda a Bahia. Os produtores que não possuem animais nesta faixa etária estão isentos de vacinação, porém precisam declarar e atualizar todo seu rebanho no escritório da ADAB mais próximo, até o dia 15 de dezembro.

O evento realizado pela ADAB contou com o apoio da Secretaria de Agricultura de Barreiras, através da secretário Ozimar Pedreira.

Clique aqui e veja fotos do início da campanha.

Ascom Adab

noticia.ascom@adab.ba.gov.br