A criação de bovídeos em Áreas de Preservação Permanente (APP) e de Reserva Legal (RL) continua sendo realizada no extremo sul da Bahia. Mesmo após diversas ações de notificação, apreensão e também de conscientização juntos aos criadores, na última terça-feira (11), em Eunápolis, foram apreendidos 39 animais, sendo 30 bovinos, 5 equinos e 4 muares, que infringiam as leis ambientais e de defesa agropecuária.

Só este ano já foram retirados 4.583 animais destas áreas de preservação ambiental por meio da operação capitaneada pelo Ministério Público da Bahia, em parceria com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria de Agricultura, e a Companhia Independente de Polícia Ambiental (Cippa), e com o apoio da empresa de celulose da região.

De acordo com o diretor de Defesa Sanitária Animal da ADAB, Rui Leal, os criadores que tiveram seus rebanhos apreendidos são reincidentes nas infrações e os animais estão à disposição do Ministério Público da Comarca de Eunápolis para serem adotadas as devidas providências. “É crime contra a saúde pública diante da possibilidade de abate clandestino, a defesa sanitária ao considerar os riscos de introdução de enfermidades, e o meio ambiente, partindo da necessidade de recuperação da vegetação nativa da Mata Atlântica”, disse Leal.

Novas ações serão realizadas na Coordenadoria de  Teixeira de Freitas, coibindo a atividade irregular, já que os criadores estão criando seus animais sem o controle sanitário regular e muitos sem cadastro na ADAB. “É uma porta aberta para a entrada de enfermidades com grande importância econômica, a exemplo da Febre Aftosa e Brucelose”, ressaltou a coordenadora regional Millena Cerqueira, ao ressaltar que todos foram alertados e, caso fossem reincidentes, estariam sujeitos ao encaminhamento dos animais ao abate sanitário previsto na Lei.

A ADAB vai dar continuidade às ações, principalmente em novembro, diante da segunda etapa de vacinação contra a febre Aftosa na Bahia realizada durante todo o mês.

 

Ascom Adab, 

noticia.ascom@adab.ba.gov.br

Tel/Fax: 71. 3116-8461