Cerca de 200 estudantes da rede municipal de ensino de Salvador celebraram nesta manhã (01) o Dia Mundial do Leite. O evento, realizado pelo Sindicato das Indústrias de Leite (Sindileite) e Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão ligado à Secretaria da Agricultura, aconteceu no Jardim de Alah com um café da manhã composto por produtos derivados do leite. Os alunos degustaram iogurtes, queijos, leite, achocolatados, além de frutas e cereais. Em seguida, participaram de atividades lúdicas nas quais receberam informações sobre a importância do consumo do leite para a saúde.
Estudos diversos apontam que, para um bom desenvolvimento do organismo, o indivíduo deve ingerir três copos de leite por dia. “Por isso as pessoas precisam aprender, desde cedo sobre a importância do consumo de alimentos saudáveis”, destacou o Diretor Geral da Adab, Paulo Emílio Torres, explicando a relevância da realização de atividades de educação sanitária desenvolvidas pela em todo o Estado.
O leite é o alimento natural com a maior concentração de cálcio, essencial para a formação e a manutenção da integridade dos ossos. “Além disso o leite é um bom fornecedor de energia para as atividades do dia-a-dia, sendo ideal para as crianças”, salientou a Coordenadora do Projeto Adab na Escola, Irma Du Amor, destacando ainda que o alimento melhora as as defesas contra as doenças infecciosas.
Durante a manhã os estudantes também obtiveram informações sobre o processamento do leite e receberam dicas sobre como identificar se o alimento foi inspecionado pelo Serviço de Inspeção Estadual (S.I.E). “Muitas crianças ainda acham que tomar o leite cru é um hábito saudável. Em ações como essa, podemos ensiná-los que graças às modernas tecnologias de processamento, como a pasteurização, o leite tornou-se um alimento seguro para todas as idades”, afirmou o presidente do Sindileite, Paulo Cintra.
Ascom / Adab