A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) realiza, até o próximo dia 19, o III Curso de Atualização de Procedimentos de Vigilância Epidemiológica em Abatedouros Frigoríficos. Todo desenvolvido na modalidade virtual e organizado pela médica veterinária e coordenadora do Programa Nacional de Encefalopatia Espongiforme Bovina (PNEEB), Riva Pedra, o encontro tem como objetivo, difundir informações técnicas sobre o tema para médicos veterinários dos serviços de inspeção Municipal (SIM), Estadual (SIE) e Federal (SIF), além dos fiscais estaduais agropecuários da Agência e estudantes com interesse pelo tema.

O encontro contou com a participação de 100 pessoas no primeiro dia e começou com a apresentação de Luciano de Melo, auditor fiscal federal agropecuário, sobre os “Procedimentos de inspeção ante e post mortem aplicado às enfermidades vesiculares”. Na sequência, o médico veterinário da Adab, José Neder, abordou a “Portaria Conjunta DDSA/DIPA". Em seguida a médica veterinária da Adab, Anete Cruz falou sobre "Legislação de Defesa Agropecuária aplicada aos matadouros frigoríficos”, trazendo ainda casos de notificação de suspeitas de enfermidades na vigilância ativa nesses estabelecimentos.

No conteúdo programático da tarde desta quarta-feira (18), constam temas como “Sisbravet – Coordenação de Vigilância Epidemiológica e Ladesa”, com Verena Souza, a Sanidade Avícola em frigoríficos, com José Klinger e Kátia Lima, além do controle e erradicação da Brucelose e Tuberculose com Luciana Ávila e Bruno Ribeiro. Encerrando a programação, os participantes vão ter acesso a informações do PNEEB, por Leonardo Franca, Sanidade dos Suínos, com Rui Leal e amostras do LADESA.

Ascom Adab 17.10.23

Tel. (71) 99948-8385 / 3194-2044/2022