Criadores de bovinos e bubalinos em todo o estado terão até o dia 30 de junho para declarar a vacinação do rebanho contra a febre aftosa nos escritórios da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). O prazo foi prorrogado - apenas para a declaração - em função de questões climáticas em algumas regiões que dificultaram o deslocamento dos produtores até a Adab.

Os produtores que não realizarem a declaração da vacinação terão suas propriedades interditadas, ficando impedido de tirar a Guia de Trânsito Animal (GTA) para deslocar seus animais. Entre as sanções, também estão estabelecidas por lei, a notificação e a multa. Em todo o Estado a Adab disponibiliza mais de 390 escritórios para atender aos criadores em suas mais de 400 mil propriedades rurais cadastradas. Na Bahia o rebanho está estimado em, aproximadamente, 13 milhões de cabeças. Mais de 90% já consta como vacinado e declarado no Sistema de Defesa da Adab.

A Agência reforça a importância da declaração da vacinação e da geolocalização das propriedades para manter os rebanhos longe da febre aftosa. Os dois quesitos são itens exigidos pelo Ministério da Agricultura e demais organismos internacionais para aferir o nível de segurança da defesa agropecuária do estado e a sanidade dos animais.

Ascom Adab 20.06.23

Tel. (71) 3194-2044/99948-8385