Parceria foi a palavra de ordem no Dia de Campo OvoLimpo realizado pela Embrapa Agroindústria de Alimentos, na última semana, durante o Semiárido Show, em Petrolina (PE). O evento contou com estações de campo, incluindo galinheiro demonstrativo, registro da agroindústria de ovos, entreposto de ovos, organização dos agricultores para o beneficiamento de ovos e produtos com ovos na cozinha nordestina para degustação.

A ideia foi proporcionar informações simples e acessíveis sobre a produção de ovos para produtores da agricultura familiar, técnicos de extensão e organizações envolvidas com desenvolvimento rural e urbano. Entre elas a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), apresentando a proposta de uma unidade de beneficiamento de ovos e derivados com capacidade de produção de 3.600 ovos/dia. Em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e a Embrapa, a Adab idealizou o projeto com uma estrutura compacta de 40 m2 e que já tem uma unidade em processo de registro na Agência. “Quando conseguimos aliar os interesses das áreas de pesquisa, extensão, fomento e aspectos legais da indústria, toda a cadeia produtiva é beneficiada e os impactos positivos geram mais lucros ao produtor”, avaliou a médica veterinária da Adab, Anete Cruz que participou do evento na estação de Legalização da Unidade de Beneficiamento.

Ela explanou sobre o Projeto, suas capacidades produtivas, além das formalidades legais e sanitárias para legalizar pequenas unidades. “A união dos diversos atores da cadeia produtiva, em conjunto com a fiscalização torna o processo cada vez mais inclusivo e rápido, proporcionando uma unidade que atende à legislação vigente e otimizando os recursos para o pequeno produtor”, complementa Anete.

Para o pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos Fenelon Neto é preciso alcançar o público, respeitando o perfil e a realidade local. “Nossa abordagem deve se adequar a uma fala de gente ligada à terra para gente que também vive dela, envolvendo a produção e comercialização dos produtos e a mobilização da comunidade para conquistar seu entreposto de beneficiamento de ovos, um fato que os liberta para a comercialização de sua produção, beneficiando produtores com a venda legal e os consumidores com o consumo seguro”, explicou. Ele acrescentou que a organização do Dia de Campo foi “muito feliz” por ter encontrado colaboração da rede de produtores locais, Cooperativa Agropecuária Familiar de Massaroca e Região (Coofama), Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa) e Embrapa Semiárido.

“O desafio do Projeto é, justamente, promover o acesso formal dos pequenos produtores ao mercado de ovos porque, além de produzir, eles precisam de uma agroindústria, com o beneficiamento a seco dos ovos, em estruturas com pequenas dimensões”, disse Eduardo Walter, coordenador do Projeto Ovo Limpo.

Os outros parceiros da Embrapa envolvidos na realização do Dia de Campo são: Grupo de Teatro Resistência, Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Senac PE, Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro) e Embrapa Meio Norte.

Ascom Adab 07.08.23

Tel. (71) 3194-2044/2022/99948-8385