Reunindo cerca de 200 pessoas no Parque de Vaquejada João Levy, em Santa Bárbara, o Dia de Campo sobre a Febre Aftosa movimentou a cidade na manhã de ontem (18). Em parceria com a Prefeitura Municipal por meio de sua Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) realizou o evento para lembrar aos produtores que, durante o mês de Maio, é preciso vacinar todo o rebanho bovino e bubalino contra a Febre Aftosa.

Sob a organização da gerente de Defesa Animal, Selma Maria Silva, do gerente de Defesa Vegetal, Aurino Soares e da gerente Administrativa, Arlane Neves, o Dia de Campo levou aos participantes informações sobre ações de prevenção da doença na Bahia, no Brasil e no mundo. Foram montadas cinco estações sobre diferentes aspectos da doença para tirar as principais dúvidas dos pequenos produtores. “Todo o evento teve como objetivo principal oferecer informação de qualidade ao pequeno criador, proporcionando contato direto com profissionais da Adab para um melhor entendimento sobre todos os aspectos que envolvem a doença, desde a conservação da vacina até a vigilância ativa com os animais”, explicou a veterinária da Adab, Selma Maria Silva.

O evento começou com uma pequena palestra sobre o Programa Nacional de Vigilância para Febre Aftosa (PNEFA-BA), ministrada pelo coordenador José Neder. Em seguida, na Estação 01 o tema central foi o acondicionamento e conservação da vacina, pelo médico veterinário da Adab, Aldo Conceição de Jesus. Durante a Estação 02 ele também abordou a higiene do material a ser utilizado na vacinação. Na Estação 03 o especialista fez uma demonstração da aplicação da vacina, falando ainda sobre a importância da Declaração da vacinação, na Estação 04. Por fim, na Estação 05, aspectos da vigilância ativa foram apresentados aos participantes.

Santa Bárbara

O município de Santa Bárbara, localizado a 140km da capital baiana, possui cerca de 25 mil habitantes e nove mil propriedades rurais cadastradas. O perfil da atividade agropecuária é de agricultores familiares e pequenos criadores. “Precisamos ter um olhar mais detalhado e cuidadoso com o pequeno e médio produtor. Por isso a escolha para a realização do evento em Santa Bárbara”, explicou o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz que participou do evento acompanhado pelo diretor de Defesa Animal da Adab, Carlos Augusto Spínola, além de representantes do Fundap, Fetag, Faeb e CRMV-Ba.

Na avaliação da secretária de Agricultura, Cibele Cedraz, as expectativas foram superadas porque o Dia de Campo reuniu grande e pequenos produtores da região, além de transportadores de gado,  empresários do agronegócio, proprietário de frigorífico, vaqueiros, abatedores de gado, políticos, diretores de órgãos públicos, além da representação de 11 municípios.

 “O município é a mola propulsora do desenvolvimento econômico do nosso Estado. E os pequenos produtores de Santa Bárbara têm muito a contribuir”, enfatizou o prefeito Edifrâncio Oliveira. “É a primeira vez que realizamos um evento deste porte em conjunto com a Adab e esperamos que o resultado positivo de hoje tenha sido bom o suficiente para fazermos outros daqui pra frente”, finalizou o prefeito, parabenizando a gerência da Adab de Feira de Santana pelo sucesso do Dia de Campo.

Ascom Adab. 16.05.23

Tel. (71) 3194-2044/99948-8385