A inspeção de produtos de origem agropecuária tem ganhado cada vez mais espaço e importância para a população. A produção de alimentos seguros que segue as normas sanitárias determinadas pelas legislações estaduais e federais já fazem parte da exigência do consumidor, sempre atento às especificações dos produtos que chegam às prateleiras. Por isso, encerrando a agenda de visitas ao Território Litoral Sul, na sexta-feira (17), o dia foi dedicado a conhecer os frigoríficos Itacarne, em Ilhéus e Afrisul, no município de Itabuna.

Os dois empreendimentos possuem Selo de Inspeção Estadual (SIE) e contam com o apoio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) para o alinhamento com as portarias e padrões sanitários que vão desde a análise da qualidade da água utilizada nos procedimentos de abate até o treinamento de pessoal. No frigorífico Itacarne foi identificada uma necessidade de ação conjunta com a Prefeitura para intensificar aspectos relacionados à Educação Sanitária e mostrar a importância do abate inspecionado para a população.

A região de Ilhéus e Itabuna abrange outros 41 municípios, colocando esse Território em posição de destaque na economia e na oferta de produtos e serviços. “Margeando Itabuna temos duas importantes rodovias federais: a BR 415, que faz ligação com a região de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano e a BR 101 liga a região com o nordeste e sudeste do país. Este verdadeiro entroncamento rodoviário está na formação do município itabunense que sempre manteve o caráter comercial”, explicou o assessor da Secretaria de Agricultura do Estado, Thiago Viana.

Essa demanda comercial é refletida no volume de abate inspecionado. No Afrisul, município de Itabuna, a média mensal chega 2.500 animais abatidos. O empreendimento conta com 60 empregados diretos e cerca de 120 empregos indiretos, priorizando a mão de obra do bairro de Nova Ferradas para incrementar a economia local. A empresa está passando por um processo de readequação e ampliação. A expectativa é de que a nova planta atenda às exigências do Sistema Brasileiro de Inspeção (SISBI) e com isso possa comercializar seus produtos para outros estados do Brasil.

“Estamos aqui para unir esforços em prol da sociedade. As ações de fiscalização sempre terão cunho orientativo, corretivo e educativo porque assim, conseguiremos envolver todos os elos das cadeias produtivas”, salientou o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz que aproveitou a visita para entregar os certificados do Treinamento Técnico, realizado pelo fiscal estadual agropecuário, Gregório Lopes, a 10 profissionais do frigorífico, entre eles três mulheres. “Fico feliz em ver um equipamento como esse ser reerguido com o esforço de cada profissional e mais animado ainda em saber que a participação das mulheres em atividades historicamente masculinas vem ganhando espaço”, enfatizou.

Ao lado do diretor geral da Adab e do assessor da Seagri, participaram da entrega dos certificados o gerente administrativo, Wellington Evangelista e Santana, o proprietário do Afrisul Cleto José Sauer, a consultora e médica veterinária, Irma do Amor, além da equipe técnica da Adab de Itabuna.

Ascom Adab 17.03.23

Tel. (71) 3194-2044/99948-8385