O Programa de Educação sanitária da Secretaria de Agricultura sensibilizou mais de 40 mil pessoas em 2011, buscando a adoção de medidas sanitárias corretas para melhorar a qualidade de vida da população rural e urbana do Estado da Bahia. Em mais de 750 palestras ministradas os profissionais da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (adab) ofereceram informações sobre os programas de defesa sanitária animal e vegetal, consumo de carne e leite inspecionados, biossegurança, transporte de produtos de origem agropecuária, uso de agrotóxicos, entre outros temas.

“Essas ações educativas tem por objetivo produzir na população modificações em seus conceitos, valores e comportamentos em prol da melhoria sanitária e conseqüentemente da sua vida pessoal, familiar e  social”, diz a Coordenadora de Educação Sanitária e Desenvolvimento do Servidor da Adab, Maria das Graças Oliveira Gusmão.

As atividades aconteceram nas escolas, exposições agropecuárias, câmaras de vereadores, sindicatos rurais, secretarias municipais de saúde, educação e agricultura, bem como em outros eventos onde se aglomeraram produtores rurais,açougueiros, marchantes, transportadores de animais, vegetais e afins.

“É importante salientar também a capacitação de nosso quadro funcional para a competente realização dessas atividades. A Seagri, por meio da Adab, tem investido muito na promoção de cursos e treinamentos, favorecendo a difusão de conhecimento e reciclagem de informações para profissionais, técnicos e agentes”, lembra o Diretor Geral da Adab, Paulo Emílio Torres, ressaltando que cerca de 230 profissionais participaram de cursos e treinamentos na adab, ao longo de 2011.

O programa de educação sanitária da agência trabalhou com cinco projetos específicos: controle da raiva dos herbívoros no povoado de Barreiro em Itaguaçu, biosseguridade na criação comercial de frangos de corte no município de Alagoinhas; mudança de conduta dos transportadores de bananas nas barreiras sanitárias de Simões Filho, Itabuna e Abaré; segurança alimentar de produtos cárneos e segurança no uso de agrotóxico no município de Angical; prevenção e controle de mosca-das-frutas na comunidade de Rio Abaixo em Livramento de Nossa Senhora.

Ascom / Adab