No último dia 19 de maio alunos do 3º ano do curso técnico em Agropecuária do IF-Ba campus Catu, participaram de atividades educativas desenvolvidas por técnicos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). A nova ferramenta – aplicativo Plikers – adotou uma abordagem mais interativa tipo “game”com os docentes, chamando a atenção de todos para o processo de perguntas, respostas e avaliação em tempo real. A programação foi iniciada às 8h no curral da escola com uma roda de conversa conduzida pelo Técnico em Fiscalização, Edivan Ferreira, tendo como tema a vacinação contra febre aftosa.

Os estudantes debateram sobre conservação de vacinas, bem-estar animal e cuidados na hora da vacinação dos animais, tudo de forma muito interativa. No segundo momento as atividades foram desenvolvidas no auditório da escola, quando os alunos aprenderam um pouco mais sobre o Programa Nacional para Vigilância da Febre Aftosa (PNEFA), com explanação do Técnico em Fiscalização Agropecuária, Paulo de Tarso. Eles também receberam informações sobre o Programa de Controle da Brucelose e Tuberculose através da veterinária da Adab, Rejane Noronha, e sobre a Raiva dos Herbívoros por Edivan Ferreira.

“Ao final os alunos participaram de uma dinâmica para destacar os principais pontos dos temas abordados nas atividades e para isso foi aplicada a técnica de Gameficação, com o uso da ferramenta Plikers. Essa metodologia foi fruto da nossa participação no I Encontro Nacional de Educação Sanitária ocorrido entre os dias 2 e 6 de maio em Brasília”, acrescentou Paulo de Tarso. As instruções de funcionamento do aplicativo e o uso das placas com códigos que os alunos receberam foram feitas pelo professor Osvaldo Brito.

Em seguida, ao tempo em que o questionário era aplicado, as respostas foram escaneadas com o celular e projetadas para visualização. “A emoção dos alunos e do professor era nítida. Todos atentos, com olhos brilhando, em pleno horário de almoço, traduzindo assim a satisfação que trasbordava naquele momento”, descreveu o Técnico em Fiscalização da Adab, satisfeito com o sucesso da atividade.