No último mês de Fevereiro a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, doou 37 toneladas de alimento a instituições carentes da Bahia. As aves de descarte (galinhas) foram apreendidas durante fiscalizações móveis da Agência nos municípios de Itaberaba, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Todas as cargas estavam sem a Guia de Trânsito Animal (GTA), documentação sanitária exigida para o trânsito de animais no Estado.
Com apoio da Associação Baiana de Avicultura, os animais foram abatidos em frigoríficos com Serviço de Inspeção Estadual e transformados em alimento. “Sempre que a Legislação ou as condições de apreensão permitirem a Seagri vai transformar o produto apreendido em alimento para instituições carentes”, afirma o Secretário de Agricultura, Eduardo Salles. “Dessa forma, estamos combatendo a ação dos infratores e, ao mesmo tempo, beneficiando a população”.
A falta da GTA foi a única irregularidade encontrada nas cargas. “Como os animais estavam vivos e não apresentavam sinais ou sintomas de doenças, foram encaminhados para um frigorífico inspecionado, local apropriado para realização da inspeção anti-motem e pos-mortem das aves”, explica o Diretor de Inspeção da Adab, Adriano Bousas.
“As fiscalizações da Adab visam o combate ao abate clandestino mas, acima de tudo, primam pela melhoria da qualidade dos alimentos oferecidos à população”, enfatiza o Diretor Geral da Adab, Paulo Emílio Torres. “E, além disso, as ações também objetivam a assegurar a sanidade dos plantéis avícolas do Estado, classificado como Status B”, completa o Diretor de Defesa Animal da Adab, Rui Leal.
A primeira grande apreensão transformada em alimento aconteceu em Vitória da Conquista, onde mais de três mil frangos transportados irregularmente foram abatidos em frigoríficos inspecionados e distribuídos para entidades definidas pela Prefeitura Municipal. Nas duas semanas seguintes, foi a vez dos municípios de Itaberaba e Feira de Santana realizarem apreensões. Nesses locais, as Voluntárias Sociais listaram as instituições beneficiadas.
Ascom / Adab