O objetivo da Defesa Agropecuária é proteger rebanhos, lavouras, produtos e subprodutos de origem agropecuária das  pragas, doenças e contaminantes. A idoneidade dos insumos e a garantia da inocuidade dos alimentos para a sociedade também é papel deste segmento. E o profissional que assegura todas essas condições, promovendo o crescimento do agronegócio com qualidade e credibilidade na Bahia é o Fiscal Estadual Agropecuário (FEA). Para marcar o Dia da categoria - 6 de Junho -, a Associação dos Fiscais Estaduais Agropecuários (AFA), realizou um café da manhã para engenheiros agrônomos, médicos veterinários, auxiliares de fiscalização e demais servidores que atuam na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab).

Anfitrião do evento, o presidente da AFA, Raimundo Sampaio ressaltou o trabalho de todos que “vestem o colete da Adab para evitar a entrada de novas pragas e doenças nas regiões produtoras de alimentos ou mesmo a reintrodução das já erradicadas. Isso todo mundo já sabe. O que queremos agora é que as pessoas entendam que tudo isso só é possível por meio da ação indispensável e valorosa dos Fiscais Agropecuários”, destacou Sampaio, lembrando que o Dia do Fiscal Estadual Agropecuário da Bahia foi criado pelo médico veterinário Altair Santana, atual presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia (CRMV-Ba), quando da sua passagem pela diretoria geral da Adab.

“Estamos em diálogos constantes com a categoria porque entendemos que o desenvolvimento da nossa agropecuária passa pelos fiscais, daí a necessidade dos investidores compreenderem o papel desses profissionais”, destacou o Chefe de Gabinete da Secretaria de Agricultura (Seagri), Luiz Rezende, representando o secretário Tum. “A Adab está fundando um novo momento e os FEA fazem parte dele. E nós temos que respeitar o trabalho dessas pessoas que estão em campo, fazendo a classe política e a sociedade entenderem que este é um serviço prestado em prol desta mesma sociedade”, afirmou Rezende.

Presente ao evento, e acompanhado por toda a diretoria da Agência, o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz parabenizou os FEA´s. “Não tenho dúvidas da força e da importância da Adab para o desenvolvimento econômico da Bahia. Graças ao trabalho destes incansáveis e abnegados profissionais esta Agência segue firme em seu propósito. Nós, enquanto dirigentes, só podemos agradecer a todos que possibilitam o crescimento da agropecuária”, enfatizou o diretor geral, informando que nos últimos três meses, com o apoio do Governo do Estado, as atividades de campo estão sendo reforçadas com a chegada de 100 veículos, reformulação do Regimento Interno e atualização do Decreto da Defesa Sanitária Animal. “Estou diretor, mas sou fiscal, portanto, contem comigo para valorizar a categoria e fazer com que a sociedade compreenda a importância do Fiscal Estadual Agropecuário na Bahia”, disse Luz.

Também marcaram presença no evento o Superintendente Federal da Agricultura na Bahia, Fábio Rodrigues, o Superintendente de Desenvolvimento da Agropecuária da Seagri, Adriano Bousas, o presidente do Sindicato dos Fiscais Agropecuários da Bahia, José Klinger, o representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-Ba), Eduardo Rode, da Federação da Agricultura o Estado da Bahia (Faeb), Carlos Rio e o representante da Codevasf, Paulo Câmara.

Ascom Adab 02.06.23

Tel. (71) 3194-2044/99948-8385