Assegurar a saúde dos agricultores e comercialização de produtos de boa qualidade. Este é o foco da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) ao fiscalizar os estabelecimentos que comercializam agrotóxicos na Bahia. Entre os dias 01 a 12 de abril, os Fiscais Estaduais Agropecuários inspecionaram 33 revendas de produtos agropecuários localizados em Camaçari, Lauro de Freitas e Salvador.
Foram notificados três estabelecimentos por não estarem credenciados na Adab, com a interdição de 782,5 litros e 24,18 kg de agrotóxicos. Ainda foram apreendidos 7 litros de cupinicida clandestino, 2 kg de mosquicida fracionado e, entre os herbicidas, 02 litros de Roundup e 22 pacotes contendo 100g cada de Roundup granulado.
Durante as inspeções são desenvolvidas ações na verificação da responsabilidade técnica e no credenciamento do estabelecimento junto a Adab. Para o Diretor de Defesa Vegetal, Armando Sá, os produtores do Estado só devem comprar defensivos agrícolas em revendas autorizadas já que passam por frequentes fiscalizações. “Esta é uma das atividades que visa garantir um alimento seguro para a população, além da segurança dos aplicadores”, ressalta Sá.
Os profissionais ainda fazem a averiguação dos agrotóxicos comercializados que precisam estar cadastrados, com o nome comercial dos produtos e quantidades comercializadas, acompanhados das respectivas receitas agronômicas, bem como exigem e conferem a relação detalhada do estoque existente. “Verificamos se os produtos estão armazenados adequadamente, o local e condição de exposição do produto para venda e data de validade”, afirma o coordenador do projeto de Fiscalização do Comércio e uso de Agrotóxicos da Adab, Raimundo Ribeiro.
De acordo os fiscais estaduais agropecuários que coordenaram a ação, José Mário Carvalhal e Uilian Almeida, os próprios estabelecimentos infratores são os fiéis depositários dos agrotóxicos interditados, os quais foram autuados e notificados para a regularização em até quinze dias. Findado este período, os produtos serão apreendidos e destinados ao fabricante.
Ascom / Adab