O diretor-geral e o diretor de Defesa Sanitária Animal da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Marco Vargas e Rui Leal, respectivamente, estavam presentes na reunião que aconteceu na quarta-feira (03), em Brasília/DF, na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).
Foi apresentada pelo MAPA a importância do Grupo GEASE e a necessária a continua capacitação dos profissionais, estando aptos ao atendimento das notificações obrigatórias de enfermidades, como suspeitas de febre Aftosa e de Influenza Aviária, dentre outros. “Com isso as ações serão imediatas e de maneira eficiente pelo GEASE, caso se confirme uma enfermidades, evitando, desta maneira, a sua disseminação e controlando o trânsito, para restabelecer a condição sanitária desta região com saneamento do foco”, esclareceu Rui Leal, lembrando ainda da redução dos períodos de embargos econômicos e prejuízos que possam ser gerados.
Foi ressaltada a importância no fortalecimento dos fundos privados em todos os Estados, para que possam ser estimulados a terem uma reserva financeira, tanto para apoiar à defesa agropecuária como para socorrer os produtores nas indenizações compensatórias quando da instalação de um evento sanitário. “Estes Fundos são muito importantes, principalmente em caso de saneamento sanitário, quando todo o rebanho da propriedade precisa ser morto. Por isso a conscientização é o caminho para que os criadores contribuam com o fundo”, esclareceu Marco Vargas, lembrando que a Bahia possui o Fundo De Apoio À Pecuária (Fundap) e o Fundo de Amparo do Desenvolvimento e Defesa Sanitária Avícola (Faeba).
O Fórum Nacional é responsável por congregar todos os serviços estaduais de defesa agropecuário do país. Esteve presente na reunião o Ministério da Agricultura, representado pelo Secretário de Defesa Agropecuária, Luis Rangel.
04/08/2016
Amanda Almeida - Assessora de Comunicação
Agência de Defesa Agropecuária da Bahia - ADAB
noticia.ascom@adab.ba.gov.br
www.adab.ba.gov.br
Tel/Fax: 71. 3116-8461