Formação de 20 Agentes Vacinadores contra a Brucelose beneficia Produtores de Leite em São Domingos

Produtores de leite da região de São Domingos são beneficiados com a capacitação de 20 novos Agentes Vacinadores contra a Brucelose Bovina. A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria Estadual de Agricultura, realizou o curso em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, iniciado na última quarta-feira (22), encerrando hoje (24), no Centro Municipal de Comercialização de Animais em São Domingos. Os Agentes serão encarregados por atender os produtores da região e assim melhorar a cobertura vacinal do rebanho.

Dentro da programação ocorreu um dia de campo abordando, na prática, temas como o controle e erradicação da Brucelose e a importância de imunização dos bovinos e bubalinos contra Febre Aftosa. “Nossa meta é formar agentes vacinadores contra brucelose que possam atender a pequenos produtores, além disso, eles acabam prestando outros serviços na comunidade, como a vacinação contra Febre Aftosa, a educação sanitária e ainda são importantes agentes de vigilância passiva”, afirmou a coordenadora do Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), Luciana Ávila, lembrando que os cursos são ministrados por Médicos Veterinários da Adab.

Situado no Território Identidade do Sisal, fica há 240 km de salvador, São Domingos hoje é a maior bacia de leite de cabra da Bahia e vem se destacando como uma das maiores de leite bovino. O Secretário Municipal de Agricultura, Flávio Ramos, preocupado com a sanidade do rebanho e em garantir a qualidade do leite produzido, solicitou junto à Adab a realização do curso para formar agentes vacinadores contra a Brucelose. “Essas duas importantes cadeias produtivas fazem girar mais de 400 mil reais por mês na economia local, tornando-se assim, a maior fonte de emprego e renda do município. Não podemos permitir que a Brucelose afete nosso rebanho e prejudique nossa produção leiteira”, ressaltou  Ramos.

A atividade integra o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), executada pela gerência regional da Adab em Valente, contou também com o apoio do Centro Estadual de Educação Profissional do Semiárido (CEEP) e o do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de São Domingos (Sintraf-SD).

A Adab realizou do decorrer de maio, em parceria com o Senar, o curso em Santo Soares, Buritirama e Itamaraju.

Agenda - Dando seguimento às atividades do PNCEBT, entre os dias 05 e 07 de junho, o curso para Agente Vacinador será oferecido em Santa Rita de Cássia, de10 a 12 em Barra, de12 a 14 em Esplanada e Eunápolis, e de13 a 15 Morpará.

Ascom/Adab

24/05/2013