A Defesa Agropecuária esteve na pauta do Governador da Bahia neste domingo (12). Ações interinstitucionais, de infraestrutura e requalificação foram os principais aspectos abordados por Jerônimo Rodrigues, que se reuniu com o diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Paulo Sérgio Luz. O superintendente da Bahiater, Lanns Almeida, também participou do encontro. A idéia do Governador é analisar intervenções que promovam maior dinamismo aos segmentos de pesquisa, extensão rural e zoofitossanidade em todo o estado.

“A Bahia possui dimensões continentais, tem vocação para agricultura e pecuária em seus 27 territórios, cada um com suas especificidades produtivas e ambientais. Por isso, o apoio do Governo do Estado, neste início da gestão é fundamental para o sucesso das ações”, afirmou o diretor geral da Adab. O estado ocupa o 1º lugar no ranking nacional de caprinos e ovinos, o 2º no plantel de equídeos, o 7º maior rebanho bovídeo, o 8º parque avícola nacional e a 9ª posição quanto ao plantel de suínos no Brasil. Além disso, é o estado com o maior contingente de agricultura familiar do país, com cerca de 600 mil famílias atuando neste segmento. “Trata-se de um perfil muito peculiar, que requer ações diferenciadas para estimular a economia, melhorar a qualidade de vida do homem do campo e oferecer produtos e subprodutos dentro dos padrões sanitários”, ressaltou Luz.

O encontro abordou a necessidade da implantação e inovação de ferramentas tecnológicas.

Outro ponto de destaque da reunião foi a necessidade da implantação e inovação de ferramentas tecnológicas e de infraestrutura, recomposição da frota de veículos e requalificação dos postos fixos de fiscalização do trânsito. A geolocalização de propriedades rurais, a sanidade avícola e de suínos, os convênios existentes para análises laboratoriais e a fiscalização permanente dos 244 estabelecimentos registrados no Serviço de Inspeção Estadual também entraram no radar das discussões. No âmbito da Defesa Vegetal, chamou atenção do Governador as ações preventivas, de controle e combate às principais pragas e doenças de impacto econômico para a fruticultura e cultivo de grãos, a exemplo da Helicoverpa, da Mosca da Carambola, do Cancro Cítrico e HLB e da Monilíase do Cacaueiro.

“Diante deste cenário é imperativo o estabelecimento de parcerias e integração com demais órgãos envolvidos com a defesa agropecuária para o estabelecimento de ações conjuntas, com especial atenção aos 27 territórios de identidade”, salientou o diretor geral da Adab, lembrando que, neste sentido, o trabalho junto com a Bahiater, a CAR, os consórcios, dentre outros parceiros, será de grande valia para impulsionar as ações em campo.

A reunião aconteceu neste domingo, 12 de março.

Ascom Adab. 13/03/23

Tel. 3194-2044/99948-8385