O município de Camacan, no Território de Identidade Litoral Sul, que está em festa deste o dia 31 de agosto, data do seu 50º aniversário de emancipação, ganhou dois importantes presentes. O secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, assinou ordem de serviço para a recuperação da unidade de beneficiamento de pescado da cidade, e fez a entrega de 490 mil alevinos de tilápia para agricultores familiares de sete municípios da região, entre eles Camacan. Os demais são Arataca, Canavieiras, Jussari, Mascote, Pau Brasil e Santa Luzia, cada um com 70 mil. Os alevinos vão povoar barragens e aguadas.O objetivo da ação é dar sustentabilidade à piscicultura.

O secretário sugeriu que sejam feitos estudos para detectar as possibilidades de reforma do frigorífico de Camacan, adequando-o às exigências da Portaria 304 do Ministério da Agricultura. Técnicos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, Adab, foram designados para fazer o levantamento das necessidades.

Os atos aconteceram no segundo dia de realização do projeto Seagri Itinerante, numa reunião que contou com a participação de mais de 300 pessoas, entre elas deputados estaduais, vereadores e prefeitos, lideranças políticas, empresariais e sindicais dos municípios do Território de Identidade Litoral Sul, além de representantes das cadeias produtivas da fruticultura, cacauicultura, café, bovinocultura de corte e de leite, apicultura, mandiocultura e piscicultura. O objetivo do encontro foi debater os problemas que afetam estas cadeias e as possíveis soluções.

“Camacan já foi o maior município produtor de cacau da Bahia, e as ações desenvolvidas pela Seagri na região são importante para revitalizar e fortalecer a agropecuária no território”, disse Ângela Castro, prefeita do município, reivindicando juntamente com a Câmara de Vereadores a instalação de uma indústria de chocolate. O secretário Eduardo Salles considerou justo o pedido e disse que vai encaminhá-lo à Sedir.

Itinerante

Salles explicou que a Seagri Itinerante tem o objetivo de aproximar o governo dos produtores, e verificar in loco as dificuldades de cada território. “Estamos aqui com a secretaria em peso para, em conjunto com os agricultores, com os elos das cadeias produtivas, buscarmos as soluções para os problemas detectados”, disse ele.

Da comitiva do secretário fizeram parte o diretor da Bahia Pesca, Jorge Figueiredo; diretor de agricultura da EBDA, Marcelo Matos; superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Raimundo Sampaio; superintendente de Agricultura Familiar, Wilson Dias; diretor da Suaf, Jeandro Laytynher; diretores da Adab, Rui Leal e Armando Sá, e o diretor da Coordenação de Desenvolvimento Agrário, Leopoldo Mont’Alverne. Também participaram das discussões os prefeitos Cláudio Dourado, de Ibicui e presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia; Jairo Jacques Pinto Loureiro, de Canavieiras, o secretário da Agricultura de Camacan, Amúlio Loureiro, e o deputado estadual Nelson Leal.

O Litoral Sul é um dos nove territórios da cidadania, informou o superintendente de Agricultura Familiar, Wilson Dias, explicando que nesta condição é atendido pelo Pacto Federativo. Um convênio celebrado entre a EBDA e o Incra disponibiliza a assistência técnica na proporção de um técnico para cada 100 famílias de agricultores. Esse convênio visa atender a 35 mil famílias em 553 assentamentos do Incra na Bahia. A meta é atender com assistência técnica, em quatro anos, 400 mil famílias na Bahia.

Ascom / Seagri