Discutir o planejamento estratégico da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), fortalecer o trabalho da autarquia e o desenvolvimento rural sustentável para agregação de valor aos produtos da agropecuária. Esses foram os objetivos da reunião realizada, na terça-feira (18), na Casa Civil, entre o secretário Afonso Florence e o Diretor Geral da ADAB, Paulo Sérgio Luz.

Uma das principais ações é a ampliação do quadro de profissionais da Agência. Na primeira fase, o Governo do Estado planeja retomar a realização do processo seletivo em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), para contratar 184 profissionais que atuarão na ADAB, sendo 83 médicos veterinários, 21 engenheiros agrônomos e 80 auxiliares de fiscalização.

"Isso vai otimizar, e muito, o trabalho de campo, principalmente nas barreiras sanitárias, na blitz que a gente faz no trânsito de animais e também de produtos da área vegetal que transitam no nosso Estado. O secretário Afonso e o governador Jerônimo vão se empenhar para que o Reda seja publicado logo, para aumentar esse contingente de profissionais. Nosso objetivo é colocar a ADAB entre as cinco melhores agências de defesa agropecuária do Brasil", destacou o Diretor Geral da ADAB, Paulo Sérgio. 

De acordo com o secretário da Casa Civil, na segunda fase, o Governo trabalha como prioridade a realização de um novo concurso público. "Essa demanda foi encaminhada. Está na ordem de prioridades para a primeira leva de concursos a serem realizados. Estamos apenas monitorando a boa gestão de gastos e fiscal", informou Florence.   

Regimento e decreto

O Regimento Interno da autarquia é outra medida debatida que, também, contribuirá para um melhor trabalho e gerenciamento da ADAB. O documento está com a Procuradoria Geral do Estado (PGE) já em etapa de finalização de providências necessárias para ser publicado. 

Além disso, o Governo do Estado deve publicar nas próximas semanas um decreto, que está em fase de finalização, para dinamizar a atuação na área animal, melhorando o gerenciamento e a ação dos fiscais em campo. 

Integração

Outro ponto discutido foi o objetivo do governo estadual de realizar uma gestão mais integrada entre a ADAB, que é vinculada à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), estas duas últimas vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). "A ideia é que tenha um trabalho conjunto para fortalecer, principalmente, a agricultura familiar", explicou o Diretor Geral da Agência, Paulo Sérgio Luz. 

Também participaram da reunião os Diretores da ADAB, Carlos Augusto, de Defesa Sanitária Animal, e Vinícios Videira, de Defesa Sanitária Vegetal, além do Coordenador Administrativo Financeiro, Cláudio Lima.

Ascom Casa Civil