A ação tem o objetivo de minimizar a queda do preço do leite em pó que ocorreu nos últimos meses por conta da grande importação do produto vindo do Uruguai. A aquisição é resultado de uma parceria entre o MDS e o Ministério da Agricultura.
O ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra, destaca que a compra dos produtos da agricultura familiar também é uma forma de combater a pobreza na zona rural e ressalta o compromisso do governo federal em realizar esta aquisição ainda este ano.
“É uma forma de ajudar os pequenos produtores. São regras de mercado que criam esse tipo de crise para os agricultores, então, o governo está fazendo a sua parte para regular o preço para que o preço se estabilize”, afirmou.
Segundo o secretário nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Caio Rocha, 38 cooperativas de pequenos agricultores em todo o país poderão participar da chamada pública. Cada uma poderá comercializar até R$ 500 mil.
“Certamente esta ação vai aliviar os pequenos agricultores, mas também é um indicativo à comercialização que está ocorrendo. É uma forma que, dentro da lei, o governo federal encontrou para apoiar estas cooperativas da agricultura familiar”.
O edital de chamada pública deve ser lançado nos próximos dias pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O leite adquirido será destinado à população em situação de insegurança alimentar e nutricional e às pessoas atendidas pelas redes socioassistencial e pública e filantrópica de ensino, além de bancos de alimentos e restaurantes populares.
O produto também pode ser utilizado para compor as cestas de alimentos distribuídas a grupos específicos em situação de vulnerabilidade social.
*Por André Luiz Gomes
0800 707 2003