O trabalho de inspeção de pomares e lavouras realizado pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) segue o fluxo no Território do Piemonte Norte do Itapicuri. A Equipe composta pelos fiscais estaduais agropecuários da autarquia Suely Brito e Antônio Belitardo, além do biólogo Leonardo Magalhães e da doutoranda da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Emili Rane teve como finalidade a detecção de pragas regulamentadas para Cancro Cítrico e HLB dos Citros.

As ações foram desenvolvidas em uma lavoura de Lima Ácida Tahiti, no Perímetro Irrigado de Ponto Novo. Dentre as ocorrências fitossanitárias registradas: Mosca Branca dos Citros, Mancha Graxa, Larva Minadora e Pulgões. Na ocasião, Belitardo apresentou aos produtores os sintomas da Sigatoka Negra, praga presente nos bananais baianos desde 2015, comentando sobre os procedimentos previstos no Sistema de Mitigação de Risco (SMR). Segundo o fiscal estadual agropecuário da Adab, o sistema reduz a disseminação da praga para outras regiões, viabilizando assim o comércio interestadual de frutas in natura.

Entre as medidas adotadas no SMR está o trânsito de frutos despencados e sem a presença de folhas, acondicionados em caixas plásticas higienizadas e controle químico da praga. Além de orientações acerca do Manejo de Pragas, o produtor recebeu informações sobre organização do depósito de armazenamento de agrotóxicos na propriedade rural e para a devolução de embalagens vazias de agrotóxicos durante as campanhas itinerantes que são realizadas anualmente pela Adab em parceria com o INPEV, Prefeituras Municipais, Associações Rurais e de Revendas de Agrotóxicos.

Território do Sertão do São Francisco

Outras ações semelhantes estão acontecendo também no Território do Sertão do São Francisco, sob a coordenação da fiscal estadual agropecuário Mércia Soares e sua equipe técnica, para verificação do Sistema de Certificação em Packing Houses de Citros, Manga e Uva. Na região as práticas de tratamentos fitossanitários adotados no SMR para Mosca-das-frutas envolvem Tratamento Hidrotérmico para Manga e a Frio para Uvas.

Nos vinhedos do Vale do São Francisco, a Equipe aprendeu sobre sintomatologia e Manejo de Pragas da Videira, a exemplo do Cancro Bacteriano ( Xanthomonas campestris pv. Viticola), Podridão da Uva Madura (Glomerella cingulata) e Ácaro-vermelho-europeu (Panonycus ulmi).

Ascom Adab. 24.05.23

Tel. (71) 3194-2044/99948-8385