Esta semana lavouras de citros dos municípios de Rio de Contas e Jussiape, na Chapada Diamantina, estão recebendo a visita de técnicos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) para inspeções fitossanitárias. A ação tem como objetivo avaliar os pomares para fins de detecção de pragas e realizar o Levantamento Anual dos citros na Bahia.

Máxima atenção será dada para Cancro Cítrico e HLB, duas das principais pragas que acometem a citricultura e impactam no comércio e exportação. O trabalho é intenso e está quase finalizado, com a amostragem dos 10% da área plantada com cítricos no Estado da Bahia. “Além de caracterizar o Status Fitossanitário dessas duas pragas dos citros, as atividades servem como capacitação técnica”, acrescenta a engenheira agrônoma da Adab, Suely Brito, que coordena as ações em campo.

“A equipe da Adab registra as ocorrências, pontuando as interações fitossanitárias, agronômicas e biológicas quando detecta a presença de insetos sugadores, fumagina, queda de frutos, deficiências nutricionais e o controle biológico estabelecido entre Bicho Lixeiro e ovos de insetos ou pragas”, explica do diretor de Defesa Vegetal da Adab, Vinícios Videira. “Dessa forma, buscamos capacitar a cadeia produtiva dos citros para um Manejo Integrado de Pragas”, finaliza.