No último dia 12 a equipe de Fiscalização do Trânsito da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), em Barreiras, apreendeu 50 bovinos na região. Os animais transitavam com uma Guia de Trânsito Animal (GTA) falsificada. O motorista foi detido pela Polícia Civil da Bahia e lá confessou ter embarcado os bovinos em Taguatinga, estado de Tocantins. Na GTA falsificada a origem dos animais era o município de Luís Eduardo Magalhães-BA e o destino era Ribeira do Pombal.

“Quando é possível educar, a gente orienta. Mas quando é preciso agir, a gente tem que fiscalizar. Trânsito de animais sem origem conhecida é risco sanitário a todo o rebanho do estado”, alerta a médica veterinária da Adab que acompanhou a ação, Kátia Pedroza.

Na ação a equipe também contou com o apoio do Frigorífico Regional de Barreiras que cedeu currais para alojar os animais apreendidos. Um médico veterinário do Serviço de Inspeção Federal local atuou em conjunto no cuidado e vigilância com os 50 bovinos. Criadores parceiros da Adab - Grupo Ipê e Mauricea - doaram alimentos e, dessa forma, o bem estar dos animais foi garantido enquanto ficaram apreendidos.

Em seguida os bovinos foram entregues à Agência de Defesa do Tocantins (Adapec), na divisa dos Estados BA/TO. “A parceria com a Adapec foi fundamental para a identificação da propriedade de origem dos animais. E a participação da PRF garantiu a segurança das equipes durante toda a ação”, acrescentou a veterinária da Adab, agradecendo aos profissionais da Agência, Dener Arruda e Adalton Caetano pelo sucesso das atividades.

Ascom Adab 16.05.23

Tel. (71) 3194-2044/99948-8385