Dirigentes, gerentes e técnicos das Agências de Defesa Agropecuária de seis estados participaram hoje do lançamento do Plano Plurianual do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (PPA-SUASA). O diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Paulo Sérgio Luz, acompanhado pelo Assessor de Planejamento Estratégico, Gustavo Viana, participou da cerimônia ao lado dos colegas dirigentes de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Paraná e Roraima. O PPA-SUASA vem sendo trabalhado nesses estados desde 2022 e tem como objetivo alinhar programas, projetos e ações entre as esferas estadual e  federal, com foco na melhoria da sanidade agropecuária.

Com orientação e apoio dos profissionais de cada Agência, uma equipe do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) realizou oficinas presenciais do Projeto Piloto PPA-SUASA para os exercícios de 2023/2027. O documento apresentado na tarde de hoje (02) reflete a realidade e as necessidades das ações de sanidade animal e vegetal nas duas esferas de governo. “Estamos todos empenhados em melhorar os serviços oferecidos à sociedade, priorizando as atividades em comum nos estados para que o Brasil trabalhe de forma mais homogênea mesmo sendo um país tão diverso”, enfatizou o diretor geral da Adab. “E para que possamos ter resultados positivos, estar em alinhamento estratégico, tático e operacional com o MAPA é fundamental”, avaliou Paulo Sérgio Luz.

Mais cedo, o tema Planejamento também esteve na pauta do diretor geral que esteve reunido com o Coordenador Geral de Apoio às Superintendências do Ministério da Agricultura, Oziel Oliveira e com o Assessor Especial da SFA-Ba, Cássio Peixoto, analisando possibilidades de ações conjuntas entre as instituições para aprimorar o trabalho da autarquia baiana.

Em uma segunda agenda matutina com a Ceplac, foram discutidos assuntos relacionados à defesa vegetal. O ponto alto da reunião foi a Monilíase do Cacaueiro e o trabalho incansável da Bahia para evitar a introdução desta praga que já trouxe inúmeros prejuízos por onde passou. “Daí a importância do planejamento como instrumento de cooperação, de modo a garantir melhores resultados em todas as áreas da Defesa Agropecuária”, finalizou Gustavo Viana.

Ascom Adab 02.05.23

Tel. (71) 3194-2044/99948-8385