Os eventos agropecuários voltaram a acontecer com intensidade em diversas regiões do Estado e, com isso, a necessidade de aumentar a rede de serviços em eventos com aglomerações de animais. Para padronizar procedimentos, mantendo a sanidade dos animais, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), realizou um treinamento para médicos veterinários autônomos neste segmento. A atividade aconteceu no Auditório do Hotel Absolar, município de Alagoinhas, nessa sexta-feira (02).

Após a abertura, feita pelo gerente de Defesa Vegetal do Território Litoral Norte e Agreste Baiano, Ricardo Mota, o médico veterinário da Adab Antônio Valentim deu uma palestra sobre “Ética e cidadania na Medicina Veterinária”. Segundo ele a responsabilidade dos profissionais que atuam em eventos agropecuários não se resume à técnica, mas também à condução ética das atividades. "Somos profissionais e somente por isso, precisamos manter o respeito ao próximo e a nós mesmos enquanto médicos veterinários que, atualmente, cuidam não apenas da sanidade animal, mas sim da saúde única. Essas são as bases para o êxito na defesa agropecuária”, comentou o Coordenador de Saúde Animal da Adab.

Em seguida Valentim apresentou a Portaria 055/21, explicando as exigências sanitárias com relação a prazos, validades, carências e exames dos animais que vão participar do evento, bem como a identificação dos atestados e legislações pertinentes aos eventos de aglomeração animal, além da competência do Responsável Técnico e suas principais atribuições.

Já as “Exigências sanitárias para o ingresso de animais em eventos pecuários no Estado da Bahia”, foi o tema da palestra do fiscal estadual agropecuário e médico veterinário da Adab, Iram Ferrão. "É preciso estar atento a qualquer eventualidade e chamar a Adab ao primeiro sinal de dificuldade sanitária”, alertou, lembrando que o RT deve registrar tudo no livro de ocorrências, uma vez que a atividade requer confiança e parceria para desempenhar a atividade com sucesso.

No período da tarde os participantes receberam informações sobre o “Preenchimento e emissão da guia de trânsito animal – GTA/ Instrução Normativa nº 22, de 20 de junho de 2013 /MAPA”, por Aldo Conceição de Jesus, também fiscal estadual agropecuário da Adab que encerrou a programação, fazendo um tutorial sobre o Sistema de Atenção Pecuária, com prática sobre uso das principais ferramentas.

Ascom Adab 02.06.23

Tel. (71) 3194-2044/99948-8385