Até o próximo dia 19, uma parte dos 83 médicos veterinários selecionados pelo Processo Seletivo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) para atuar na Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), estão em treinamento na sede da autarquia, em Salvador. Os profissionais vão suprir parte das demandas da defesa sanitária animal e inspeção de produtos de origem agropecuária, reforçando a atividade em todo o Estado.

Eles foram recepcionados pelo diretor de Defesa Sanitária Animal, Carlos Augusto Spínola, pelo diretor de Inspeção, José Ramos, pelo diretor de Defesa Vegetal, Vinícios Videira, pelo coordenador Administrativo Financeiro, Cláudio Alves, pela controladora de Controle Interno, Izaura Souza e pela coordenadora de Educação Sanitária da Defesa Animal, Maria das Graças Gusmão.

Pela manhã as atividades foram voltadas para aspectos administrativos e financeiros. Os contratados assistiram a uma palestra sobre “Direitos e Deveres do Servidor Público” pelo Corregedor Geral do Estado da Bahia, Eduardo Matta Silveira, sobre “Coordenação de Controle Interno” com Izaura Souza e sobre a “Coordenação Administrativa Financeira” com Cláudio Alves. No período da tarde os painéis tiveram como objetivo as áreas técnicas como “Vigilância Saúde Animal - Bases Conceituais”, “Defesa Sanitária Animal – Estruturas e Programas” e “Domínio do espaço produtivo para vigilância em saúde animal”, com o médico veterinário da Adab de Itapetinga, Iram Ferrão.

Na quarta-feira a programação estará voltada para as especificidades da Adab. Iniciando as palestras do dia 18, o “Programa de Prevenção e Vigilância da Febre Aftosa” será a primeira pauta com o médico veterinário e coordenador do PNEFA-Ba, José Neder. Em seguida a “Fiscalização de Revendas” será abordada pela médica veterinária Karina Tenisi. A “Atuação em eventos pecuários” vai ser a palestra do médico veterinário Leonardo Moura, seguido pela coordenadora de Educação Sanitária, Nicoly Lima que vai apresentar o tema para os contratados Reda. Encerrando a programação da manhã, as “Atividades Desenvolvidas pelo LADESA”, pelo médico veterinário Renno Lomanto Andrade. Ainda no mesmo dia, o “Cadastro de produtores, propriedades e explorações pecuárias e geolocalização”, as “Doenças de notificação compulsória e sistema de notificação” e o “Controle do trânsito agropecuário” serão as palestras dos veterinários, Antônio Maia, Antonio Valentim e Roberto Pacheco.

O último dia do encontro foi dedicado à área da Inspeção. Entre os temas, “Procedimentos e Atuações do Serviço de Inspeção Sanitária e Produtos de Origem Agropécuária”, “Procedimentos e Diretrizes de Atuação da Coordenação de Registro de Estabelecimentos e Produtos”, “Procedimentos e Diretrizes para Lançamento e Compilação de Dados das Indústrias no SIAPEC” e “Procedimentos e Diretrizes de Processos SEI em atendimento às Denúncias pela Ouvidoria, Ministério Público e outras fontes”, por José Ramos, Iuran Dias, Adélia Lima e Janilton Borges, respectivamente.

Ascom Adab 17.10.23

Tel. (71) 98836-0313