Buscando o aperfeiçoamento das ações de combate a Mosca-das-frutas e em atender as exigências do mercado interno e as exportações, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) realizou no município de Juazeiro, nos dias 24 e 25, dois treinamentos simultâneos. Os eventos ocorreram no Centro de Excelência de Fruticultura (SENAR), da cidade. As palestras foram ministradas por fiscais estaduais agropecuário, pesquisadores da Embrapa e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
No primeiro encontro, foi realizado o Treinamento de Taxonomia de Mosca-das-Frutas (Tephritidae), com ênfase em Gênero e Espécie. Participaram Engenheiros Agrônomos, Biólogos e profissionais de áreas afins. Entre os conteúdos apresentados estavam os “Aspectos da Biologia, Ecologia, hospedeiros e controle de Mosca-das-Frutas” e “Taxonomia Mosca-das-frutas”.
Já no segundo encontro, um treinamento para os responsáveis técnicos em identificação de Mosca-das-frutas, família Tephritidae, em nível de gênero para atendimento as exigências do mercado europeu, através da Diretiva 523/2019, da União Européia. Essas palestras tiveram como público-alvo Engenheiros Agrônomos habilitados para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado (CFOC).
Entre os assuntos abordados o tratamento fitossanitário com fins quarentenários em frutos frescos para exportação; Legislação Estadual e Projeto Estadual de Controle de Mosca-das-Frutas; Emissão de Documentos Sanitários – CFO / CFOC; Rastreabilidade na cadeia produtiva de frutas; Aspectos da Biologia, Ecologia, hospedeiros e controle; Monitoramento de Mosca-das-frutas. Em outro momento houve a exposição prática do Monitoramento de adultos de Tephritidae e a Identificação da Família Tephritidae, Gêneros: Ceratitis e Anastrepha spp.