Guaratinga, cidade localizada no Território Extremo Sul, aderiu ao Projeto Adab na Escola: Formando Jovens Sanitaristas. A assinatura do convênio entre os órgãos ocorreu ontem (22) e foi bastante festejada pela equipe da Secretaria de Educação da cidade. O objetivo do Projeto é disponibilizar informações sanitárias sobre agricultura e pecuária aos alunos do ensino fundamental. Ao final, estudantes e familiares terão uma nova perspectiva sobre a sanidade animal, vegetal, ambiental e segurança alimentar, servindo como multiplicadores em toda a comunidade.

De acordo com o convênio a Adab disponibiliza médicos veterinários, engenheiros agrônomos, técnicos em agropecuária e outros profissionais para capacitar os professores da rede municipal de ensino. Cada discente recebe ainda um “Manual do Aluno Adab”, com o qual vai trabalhar os temas afins com a realidade local. Também podem ser agendadas visitas em campo, fazendas, laticínios ou outros espaços de interesse da Secretaria Municipal de Educação em comum acordo com a Adab regional, em Guaratinga, com apoio do engenheiro agrônomo da Adab, Epaminondas Peixoto. Os professores ficam responsáveis pela elaboração de uma apresentação final sobre os temas estudados junto com os alunos e todos os participantes recebem um certificado de capacitação entregue pela Adab.

“O incentivo a práticas sustentáveis e a difusão de conhecimento precisam começar da base da educação, por meio de ações formativas, informativas e de sensibilização. Dessa forma, conseguimos estimular comportamentos de consciência pública e social que, uma vez aprendida na infância, jamais se esquece”, avaliou o diretor geral da Adab ao parabenizar a prefeita de Guaratinga, Marlene Martins, pela iniciativa. Em 10 anos o Projeto Adab na Escola capacitou 1.027 professores distribuídos em 455 escolas municipais, formando 18.559 alunos jovens sanitaristas em 39 municípios baianos.

Participam do Projeto, pela Secretaria Municipal de Educação de Guaratinga: Marilea Gregório, Coordenadora Pedagógica - Ensino Fundamental , Charline Lopes, Coordenadora Pedagógica - Ensino Fundamental II, Paulo Galdino Mares, Assessor Pedagógico, Paula Lacerda, Coordenadora Pedagógica - Educação Infantil, Gledson Pereira, Secretário de Educação, Joelma Cândido, Assessora Administrativa e Jueliza Marques, Assessora Pedagógica.

Ascom Adab 23.03.23

Tel. (71) 3194-2044/99948-8385