A Brucelose, por suas características de zoonose, requer ações de prevenção e combate a doença tanto por parte do setor produtivo e pecuário, quanto por parte da saúde humana.
Assim foi desenvolvida uma cartilha contendo informações ao público em geral sobre a enfermidade, transmissão, prevenção e contato para maiores informações. A cartilha também foi apresentada e distribuída aos alunos de Escolas Agrotécnicas durante a Feira Internacional da Agropecuária (FENAGRO), que aconteceu entre os dias 26 de novembro a 4 de dezembro, no Parque de Exposições de Salvador.
Para o Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), além da obrigatoriedade da vacinação das bezerras de 3 a 8 meses e do controle de trânsito dos animais, ações de educação sanitária e esclarecimento à população sobre os riscos da enfermidade é parte fundamental no combate à doença.
A Brucelose é uma importante zoonose de animais domésticos e selvagens, de distribuição mundial, causada por bactérias do gênero Brucella. No homem, a doença é caracterizada por um quadro febril acompanhado por sudorese noturna, dor de cabeça, mialgia, artralgia, calafrios e perda de peso. A doença, de caráter crônico tem como principal forma de transmissão o contato com animais doentes, sua carcaça, sangue, urina, secreções vaginais, fetos abortados, placenta ou pela ingestão de leite ou derivados lácteos provenientes de animais infectados.
Wagner Machado
Assessoria de Comunicação
noticia.ascom@adab.ba.gov.br
www.adab.ba.gov.br
Tel./Fax: (71) 3116-8461