Visando disciplinar o trânsito agropecuário a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), realizou uma ação de fiscalização conjunta, abrangendo as áreas Animal, Vegetal e de Inspeção. A operação especial aconteceu na última semana, entre os dias 23 e 26 de maio, no Posto Rosário, divisa entre os estados da Bahia e Goiás, na BR-020. Com participação de corpo técnico especializado, uso de drone e apoio da Polícia Militar da Bahia, a ação contou ainda com a participação do diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz. Foram abordados 339 caminhões em toda a operação.
Estão em curso outras programações especiais para alcançar todos os postos de fiscalização do Estado, sob responsabilidade do engenheiro agrônomo e fiscal estadual agropecuário, Uilian Costa de Almeida, do coordenador de Barreiras Sanitárias e médico veterinário, Roberto Pacheco, além do coordenador de Vigilância Epidemiológica, fiscal estadual agropecuário e médico veterinário da Adab, Marcelo Sampaio.
“Considerando sua importância, a fiscalização do trânsito pode ser vista como uma das formas mais eficientes de implementação da Defesa Agropecuária. E o principal foco desse sistema de fiscalização é, justamente, proteger os interesses da agropecuária baiana”, destacou o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz.
Entre as áreas de competência da Adab está a de realizar a fiscalização do trânsito interestadual de animais, vegetais e produtos de origem agropecuária. “Nesse sentido, conseguimos mitigar os riscos ou retardar o ingresso de pragas de importância econômica no Estado, de acordo com as ações determinadas pela legislação vigente”, explicou coordenador de Barreiras Sanitárias da Adab, Roberto Pacheco. Para o engenheiro agrônomo da Adab, Uilian Almeida, uma deficiência nesse sistema implica em alta vulnerabilidade para as cadeias produtivas. “A Bahia é um estado com grandes dimensões territoriais, fazendo divisa com diversas outras unidades da federação. Por isso, estamos expostos e muitos riscos e nossa fiscalização precisa ser constante, ativa e sistemática”, complementou Almeida que coordena as fiscalizações conjuntas na Adab.
Ascom Adab 30.05.23
Tel. (71) 3194-2044/99948-8385