Terminou ontem (30), em Senhor do Bonfim, a semana de palestras educativas sobre os riscos para saúde decorrentes do consumo de carne e leite clandestinos. Com o objetivo de conscientizar a população quanto aos aspectos para identificação de um alimento de origem animal saudável, a diretoria de inspeção da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) programou, estrategicamente, semanas educativas nas regionais distribuídas em 15 coordenadorias, a começar por Juazeiro.
Participaram de atividades os alunos do curso de Agroindústrias e Agropecuária do CETEP e da rede pública de ensino de Juazeiro, como a Escola Judite Leal Costal e o Colégio Paulo VI, e em Senhor do Bonfim, a Escola Agrotécnica e a Escola Terezinha Ferreira Oliveira.
“Neste momento trabalhamos a questão da segurança do alimento, o combate à clandestinidade da carne e do leite e a importância dos carimbos de inspeção, além de fornecer informações sobre comércio, consumo e fiscalização de produtos de origem animal em todo o estado”, acrescentou a médica veterinária e coordenadora da atividade, Irma do Amor, ressaltando que na oportunidade os professores também conheceram melhor o trabalho da Adab.
O diretor de Inspeção de Produtos Agropecuários da Adab, Adriano Bouzas, esclarece que o matadouro frigorífico de Juazeiro foi recentemente reaberto e, a partir de agora, o mercado deverá ser abastecido com carne inspecionada. “Para isso, o consumidor precisa saber identificar o produto inspecionado e estas atividades de educação sanitária, com ênfase em inspeção, complementam a cadeia da carne segura, modificando antigos hábitos da população e alertando-os quanto aos aspectos para identificação de um alimento saudável”, completou.
“O mesmo ocorre com o leite e seus derivados produzidos pela região. Muitos produtores estão sendo orientados pela Adab a sair da clandestinidade, proporcionando, cada vez mais, alimentos de qualidade e seguros para a população”, finalizou Irma, ressaltando que, após a capacitação, cada aluno se transforma em agente multiplicador de informações junto à sua família e a comunidade em que vive.
Ascom Adab
Tel/Fax: 71. 3116-8461