Oportunidade de inserção no mercado de trabalho para jovens estudantes é com esta finalidade que o governador Rui Costa realizou a assinatura do termo de compromisso dos estudantes convocados pelo programa Partiu Estágio nesta segunda-feira (16). Neste edital foram convocados 1.327 candidatos em todo o estado. O Diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária (ADAB) participou da solenidade realizada no auditório do SENAI (Orlando Gomes). Desse total, 12 estagiários estão sendo destinados para a agência, quatro para a sede e oito para as coordenadorias regionais. Já mais de 65 em todas as fases do programa.

“O estágio sempre existiu no Estado, só que não tinha um regulamento único, e cada órgão fazia de um jeito. Aqui nós estamos dando a oportunidade de forma transparente. A inscrição é pela internet. Os critérios de seleção são transparentes, publicados previamente em decretos, e, portanto, nós já temos mais de cinco mil jovens fazendo estágios na Bahia, tanto de universidades públicas como de universidades privadas”, afirmou o governador, que anunciou ainda que mais mil jovens serão convocados em breve.

a

O governador Rui Costa explicou ainda que um dos critérios para a admissão dos jovens no programa é que eles sejam inscritos no CadÙnico. “Fico feliz porque, junto com o programa Primeiro Emprego, que nós também já temos mais de cinco mil jovens, nós vamos somando aí mais oito mil do Mais Futuro, em que o estudante universitário recebe uma bolsa através das universidades estaduais; e temos um total de 18 mil jovens recebendo um apoio do Governo do Estado como incentivo aos estudos”, acrescentou.

O Programa foi criado em 2017 e em seu primeiro ano de realização contratou 5.833 jovens. O Partiu Estágio é voltado para os jovens estudantes universitários que não conseguiram se inserir no mercado trabalho e oferece oportunidades em várias áreas do conhecimento.

“Esta é a terceira convocação realizada pelo programa e foram recebidas mais de 18 mil inscrições”, informou o secretário da Administração do Estado, Edelvino Góes.

Segundo o coordenador do Programa, Alberto Queiroz, na cerimônia desta segunda, mais de 700 jovens assinaram o contrato. “A assinatura deste termo é justamente o contrato de trabalho destes jovens. A partir de hoje, eles já começam a atuar nos diversos órgãos do Estado e o contrato de trabalho terá duração de um ano. Neste evento temos 733 estagiários que foram selecionados em Salvador e Região Metropolitana, mas é importante destacar que em toda a Bahia os diversos órgãos já estão prontos para assinar os termos de compromisso e iniciar o estágio”, esclarece.

a