“A defesa, vegetal e animal, é essencial para a agropecuária”, afirmou o deputado estadual licenciado e gestor público Paulo Câmera, nesta sexta-feira (6), durante seu discurso na solenidade na qual foi empossado como secretário estadual da Agricultura. Ele defendeu investimentos em pesquisas nesse setor, unindo as áreas científica, social e de produção, visando prevenir o ingresso de pragas no Estado. “Uma pequena mosca pode destruir investimentos de milhões de dólares na fruticultura”, exemplificou.
O fortalecimento da defesa agropecuária, que na Bahia é realizada pela Agência de Defesa Agropecuária (Adab), vinculada à Seagri, foi um dos assuntos que o secretário Paulo Câmera discutiu com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, durante reunião nesta quita-feira (5), em Brasília, da qual também participou o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres. De acordo com Paulo Câmera, que no encontro com a ministra destacou a necessidade de dinamizar e modernizar esse setor, “o Brasil é celeiro do mundo, e a Bahia tem importante participação na produção de alimentos, e nesse contexto a defesa agropecuária é estratégica para a Bahia e para o Brasil”.
A posse
A solenidade de posse de Paulo Câmera como secretário da Agricultura foi uma das mais concorridas, contando com as presenças do presidente da Assembléia Legislativa da Bahia, deputado Marcelo Nilo; dos ex-secretários da Agricultura Jairo Carneiro e do agora deputado estadual Eduardo Salles; dos secretários Jerônimo Rodrigues, de Desenvolvimento Rural (SDR); Cássio Peixoto, de Infraestrutura Hídrica e Saneamento; Manoel Gomes de Mendonça Neto, da Secti, e de Cláudio Peixoto, chefe de gabinete da Secretaria de Planejamento, representando o secretário e vice-governador João Leão. Participaram também o presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), João Martins; a delegada federal do Ministério da Agricultura, Virgínia Hagge, e os deputados estaduais Vitor Bonfim, Marquinhos Viana e Antonio Henrique Junior, além de prefeitos, vereadores e líderes de associações e federações, e de movimentos sociais, dentre outros.
O secretário Jerônimo Rodrigues destacou a capacidade de gestor do novo secretário e enfatizou que a SDR e a Seagri caminharão juntas visando o fortalecimento da agropecuária baiana, atendendo tanto aos agricultores familiares, pequenos, médios e grandes produtores. Paulo Câmera agradeceu aos presentes e disse que o “governo é um só e vamos trabalhar integrando as ações”.
Ascom Seagri