Na última quarta-feira (06), no município de Dário Meira, representantes da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), da Secretaria Municipal da Agricultura, Agentes Comunitários de Saúde e Açougueiros discutiram ações para estruturação da cadeia da carne na região.

Os representantes da Adab provocaram assuntos como a importância da vacinação contra febre aftosa para o desenvolvimento da pecuária no município e na Bahia e, o alerta sobre a ocorrência da Varíola Bovina na região, ressaltando a necessidade de comunicar à Agência ao detectar qualquer suspeita, além de esclarecimentos sobre os procedimentos para a vacinação contra Brucelose. “A Adab cumprirá o planejamento anual de atividades viabilizando um curso de formação de agentes vacinadores para o município Dário Meira e, com isso, melhorar os índices de vacinação contra Brucelose no Estado”, afirma o Diretor de Defesa Animal, Rui Leal.

Por fim, foi abordada a questão da melhoria das condições higiênico-sanitárias de abate no município e estruturação da cadeia da carne. “O compromisso com o desenvolvimento da cadeia da carne me fez levar as questões aventadas para a Secretaria de Agricultura do Estado (Seagri) e para a Câmara Setorial da Carne, além de promover um debate para atender da melhor forma a região”, ressalta o Coordenador Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA), Antônio Lemos Maia.

Na ocasião, os presentes se comprometeram também com a solicitação da Guia de Trânsito Animal (GTA) para qualquer movimentação de animais no município, seja para bovinos, caprinos, ovinos, suínos e equídeos. “Essa é uma medida de grande importância para rastreabilidade, como também para segurança e atualização da base cadastral”, completa Maia.

“Foi uma reunião muito produtiva, fruto da parceria estabelecida entre a Adab e a Prefeitura Municipal de Dário Meira, pelo desenvolvimento da pecuária na região”, finaliza o gerente técnico da Adab de Ipiaú, presente também na reunião.

Ascom / Adab