A Secretaria Municipal de Saúde de Valença e a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) estão trabalhando de forma conjunta para atender notificações de Raiva dos Herbívoros em rebanhos da região. Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, o órgão municipal comunicou à Agência a ocorrência de animais com sintomatologia compatível à doença na região do Sarapuí, Orobó e Aldeia, Território Baixo Sul. Diante das três notificações, uma equipe formada por dois veterinários da Adab colheu amostras para o diagnóstico laboratorial. Os materiais, encaminhados pela a Secretaria de Saúde do município, teve resultado positivo confirmado por laudo emitido pelo Lacen no último dia 23.

Como a Raiva dos Herbívoros é uma zoonose, foi adotado o protocolo pós exposição nos trabalhadores de campo que tiveram contato direto com os bovinos. A transmissão da Raiva se dá, principalmente, pela mordedura do Morcego-hematófago. Por isso os produtores também devem notificar a Adab quando verificarem aglomerados desses animais em suas propriedades.

Entre as medidas de prevenção está a vacinação dos rebanhos contra a Raiva. “Por essa razão, e devido à confirmação da ocorrência, é de grande importância que os produtores de Valença, Taperoá, Cairu, Nilo Peçanha, Teolandia, Presidente Tancredo Neves, Jaguaripe e Laje, façam o mais rápido possível a vacinação contra Raiva dos Herbívoros de seus bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, equinos, jumentos, burros e mulas, com posterior declaração dessa vacinação nos Escritórios da Adab”, orienta o diretor de Defesa Animal, Carlos Augusto Spínola.

Desde as notificações na região profissionais da Adab percorreram toda a área do perifoco do primeiro caso – em janeiro -  realizando vigilância ativa em busca de novas suspeitas, notificação dos produtores para vacinação de seus rebanhos, orientações sobre os cuidados para conhecer e se prevenir da doença,  além da identificação de abrigos de morcegos hematófagos, transmissores da zoonose. Todo esse trabalho foi realizado nos municípios de Valença,  Taperoá e Cairu.

“O perifoco é constituído do raio de 12 km ao redor do foco confirmado. Durante as ações, identificamos mais um bovino com sintomatologia em Valença, novamente na região do Sarapuí. Esse animal foi monitorado durante o final de semana, vindo a óbito nesta segunda-feira”, explicou o médico veterinário da Adab, Antônio Maia, informando que outra equipe da Agência, foi deslocada de Gandu. “Recebemos também uma comunicação de caprino suspeito, na região da Aldeia na manhã de hoje mas, como o animal foi a óbito, vamos ter que exumá-lo para tentar colher amostra”, detalha.

Sobre a doença

A Raiva dos Herbívoros acomete grandes animais e apresenta sintomatologia de paralisia progressiva. Geralmente, o próprio animal se isola do rebanho, desenvolvendo andar cambaleante e circulatório, além da incapacidade para ficar em pé. “Devido à paralisia dos membros o animal acaba caindo ou deitando e não consegue mais se levantar. Pode ainda apresentar movimentos de pedalagem, dificuldade em engolir, salivação excessiva, secreção, feridas no local da mordedura do morcego. O curso da doença leva até a morte”, descreve Maia, alertando que o contato do homem com essa salivação, sangue ou secreção é que pode transmitir a doença para seres humanos.

Vale lembrar que a Raiva dos Herbívoros é diferente da Raiva Furiosa, que acomete cães e gatos. Ambas podem acometer o homem, daí a importância de comunicar às autoridades competentes. Em casos suspeitos nos rebanhos e criações de grandes animais, a Adab deve ser imediatamente notificada. Já as ocorrências em pets devem ser informadas às vigilâncias sanitárias municipais.

Ascom Adab 26.02.24

Tel. (71) 3194-2044/2022/99948-8385