A Bahia já passa a contar com o primeiro Centro de Excelência em Zootecnia, instalado pelo Sistema CNA/Senar no Parque João Martins da Silva, em Feira de Santana. A cerimônia de entrega do equipamento foi realizada nesta sexta-feira (26), com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues, do chefe de Gabinete da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), Vivaldo Gois, e do diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Paulo Sérgio Luz, dentre outras autoridades.

Com investimento de R$ 25 milhões, o equipamento visa impulsionar a agropecuária baiana através da qualificação técnica e desenvolvimento sustentável. O Centro de Zootecnia possui quase 4,5 mil m² de área construída, com salas de aula, laboratório de informática e práticas, biblioteca, área de convivência, auditório para 250 pessoas e pavilhão multiuso.

O governador Jerônimo Rodrigues se colocou à disposição para tornar o Centro de Zootecnia uma referência nacional e que vai auxiliar os produtores na resolução de problemas como o ataque de cães a rebanhos da região do Semiárido, por exemplo. "Mesmo sabendo do papel principal de formação e capacitação, este Centro poderá ter uma responsabilidade de pensar ações planejadas para desafios como este", ressaltou.

"Este primeiro Centro de Excelência em Zootecnia do país só vem engrandecer e enriquecer a nossa pecuária, que é um segmento de grande importância econômica para o nosso estado. O governador já anunciou que vai fazer um convênio de cooperação técnica, para que o Governo do Estado, através da Seagri, e este Centro de Excelência possam contribuir para o crescimento e desenvolvimento da pecuária na Bahia. É um grande orgulho para nós ter um equipamento como este voltado para a população baiana", avaliou o chefe de Gabinete da Seagri, Vivaldo Gois.

Serão oferecidos cursos técnicos, de qualificação profissional e de nível superior, nas áreas de Zootecnia, Agronegócio e Agricultura, e as aulas serão realizadas nas modalidades presencial e à distância (EAD). A expectativa é de que cerca de 1 mil alunos sejam formados por ano nos cursos técnicos - 480 deles apenas em Zootecnia.

"Do ponto de vista operacional, de gestão, de planejamento e de estratégia,  para cada demanda que o mercado exige, a gente tem uma modalidade de formação específica. Então, esta estrutura foi pensada, planejada e construída para ofertar o melhor em termos de capacitação e formação profissional que o Senar pode oferecer para os nossos alunos", salientou o presidente do Sistema Faeb/Senar, Humberto Miranda.

O diretor-geral da Adab considerou a localização estratégia para a construção do Centro no estado. "Feira de Santana é a maior cidade do interior baiano e muito bem posicionada na questão logística.Tenho certeza que vai contribuir imensamente para o desenvolvimento da nossa indústria pecuária através dos alunos que forem formados aqui", declarou.

Na ocasião, o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, João Martins da Silva Júnior, foi homenageado com a Ordem Municipal do Mérito de Feira de Santana, na classe Grande Comendador. A família de Martins foi responsável pela cessão, na década de 1970, do terreno onde hoje está situado o parque de exposições de Feira de Santana.

Fonte: Ascom/Seagri