Os 35 mil habitantes do município de Barra do Choça agora terão carne de qualidade à mesa. A Secretaria da Agricultura, por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), inaugurou no último sábado (24), o primeiro entreposto frigorífico modular da Bahia. A unidade é dotada de equipamentos em aço inox, onde são feitas as desossas, separando as carnes que vem dos frigoríficos. Depois de passar pelo entreposto, a carne é então levada aos balcões para a comercialização.

“Esse investimento visa a melhoria da qualidade de vida da população local e o desenvolvimento na região ao proporcionar práticas adequadas de comercialização, assegurando ao consumidor o acesso ao alimento seguro”, salientou o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, durante a inauguração do entreposto. Acompanhado pelo Diretor Geral da Adab, Paulo Emílio Torres, o Secretário lembrou ainda que o modelo de entreposto frigorífico modular foi uma iniciativa pioneira no país, criada pela Adab e já foi solicitado pelo Ministério da Agricultura como modelo para outras Unidades da Federação. “Dessa forma, estamos apresentando aos baianos e a todo o Brasil os avanços e a gradativa organização da cadeia produtiva da carne e seus segmentos”, avaliou Eduardo Salles.

Para o Diretor Geral da Adab o projeto dos entrepostos, lançado há apenas cinco meses, vem preencher a demanda estrutural dos municípios, possibilitando a correta distribuição e comercialização da carne. “Os entrepostos funcionarão anexos ao comércio varejista, com estrutura de equipamentos e instalações onde já existem boxes para a venda de carne”, explicou Paulo Emílio Torres.

Presentes ao evento, os açougueiros, marchantes e comerciantes aplaudiram a instalação do entreposto e solicitaram das autoridades apoio na adequação do Mercado de Carnes. “A Prefeitura e o Governo do Estado estão de parabéns por melhorar as condições do nosso negócio”, disse Terezinha Monteiro, presidente da Associação de Açougueiros de Barra do Choça. “Nós também temos interesse em melhorar a cadeia produtiva da carne na região mas, para isso, precisamos de apoio, orientação e acesso ao crédito para a compra de equipamentos adequados às nossas necessidades”, acrescentou.

A Seagri, por meio da Adab, já se colocou à disposição para auxiliar os 85 açougueiros da Associação de Barra do Choça. Todos serão cadastrados pela Associação e orientados pela Agência sobre as determinações legais para o comércio de carnes. A Prefeitura Municipal através da Vigilância Sanitária também vai fazer parte do processo, fiscalizando o comércio no município. Ficou acordado entre as entidades que, após o cadastro dos açougueiros, será marcada uma reunião, visando discutir o acesso ao crédito, junto à instituições financiadoras, para aquisição de equipamentos adequados ao comércio de carnes em Barra do Choça.

Para proporcionar a implantação de todo o projeto de Entreposto Frigorífico Modular, Governo do Estado disponibilizou R$ 3.186.000,00 (três milhões cento e oitenta e seis mil reais) para a construção de 10 unidades modulares. “Nossa proposta é dar sustentabilidade à cadeia da carne, combater o abate clandestino e assegurar a alimentação da população com a oferta de carne sadia”, enfatizou o Diretor de Inspeção da Adab, Adriano Bouzas, também presente à inauguração. “Tudo isso sem esquecer da oferta de alimentos saudáveis, aliada à sustentabilidade ambiental, social e econômica”, acrescentou.

“A inauguração desse entreposto mostra a força do Governo do Estado, o empenho da prefeitura e a maturidade dos comerciantes locais”, destacou o Prefeito de Barra do Choça, Oberdam Rocha. “Essa ação estratégica e inovadora surge como uma perspectiva de incremento para a nossa economia e é uma prestação de contas já que estamos cumprindo com o objetivo de exercer nosso papel na preservação da saúde pública”, finalizou o prefeito.

Ascom / Adab