Professores da Rede Municipal de Ensino de Itapetinga já estão trabalhando a defesa agropecuária com os alunos do 5ª ano. A II Capacitação de Professores em Defesa Sanitária Vegetal,realizada no dia 05 de abrilem Vitória da Conquista, faz parte do trabalho de educação sanitária, “Adab na Escola”, realizado pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura (Seagri), visa preparar os alunos para um futuro mais consciente.
Ao todo 38 professores e 10 funcionários da Agência adquiriram conhecimentos sobre controle e manejo de pragas como asMoscas-das-Frutas, Mosca Negra dos Citros e o uso correto e seguro de agrotóxicos. Os participantes também visitaram a Central de Recolhimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos, mantida pela Associação das Revendas de Agrotóxicos do Sudoeste (Aras), e o Laboratório Moscamed, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
Omaterial didático “Manual do Aluno: Formando Jovens Sanitaristas”também foi entregue com o compromisso de serem trabalhados com os alunos em sala de aula. “A orientação é dar continuidade do trabalho de educação sanitária que tem como finalidade informar e conscientizar crianças sobre a atividade de defesa agropecuária e importância do alimento seguro”, afirmou a Coordenadora do Programa de Educação Sanitária da Adab, Maria das Graças Gusmão, lembrando que a equipeoferece todo o suporte e algumas sugestões de atividades.
O treinamento contou com a colaboração da pesquisadora da produção de macho estéril das moscas-das-frutas e responsável pelo Laboratório da Uesb, Ana Elizabete Lopes Ribeiro, e dos engenheiros agrônomos da Adab, Maria Heloísa Brandão e Ricardo Falcão de Sá, que palestraram sobre os temas técnicos. Para as profissionais da Adab, este trabalho visa transformar professores e alunos em cidadãos atuantes, responsáveis e multiplicadores de conhecimento, rompendo barreiras cultuais e proporcionando uma agropecuária mais segura.
Ascom / Adab