As equipes de engenheiros agrônomos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) que atuam nos Territórios do Recôncavo, Litoral Norte e Agreste Baiano intensificaram as ações dentro do Program Fitossanitário dos Citros esta semana.

No Recôncavo,  as atividades foram relacionadas aos processos de Certificação Fitossanitária, incluindo pesquisa documental, inspeção de pomares, reunião com corpo técnico e com o diretor de Defesa Vegeta, Vinícios Videira, para Harmonização de Procedimentos.

Constituíram as equipes, servidores de Feira Santana, Aurino Soares, Santo Antônio de Jesus, Davi Amorim, Salvador, Leonardo Magalhães, Ibicoara, Suely Brito e Cruz das Almas, Lousane Cerqueira, Maria Aparecida Almeida, Danúzia  Ferreira, Carlos Vidal, Humberto Sampaio, Gilson, Gerson Lobo, Erivaldo Leite e Jaylson Santos.

No Litoral Norte, parte da equipe participou do AGROTECH - 2023, Feira Agropecuária no município de Inhambupe. Na oportunidade a Coordenadora do Programa, Suely Brito, apresentou uma palestra sobre os principais problemas fitossanitários  da citricultura baiana.

Os trabalhos se encerram nesta sexta-feira com atividades de fiscalização de Unidades de Consolidação (UC)   - Packing Houses do Litoral Norte e que atuam na exportação de frutos cítricos para a União Europeia.

Tanto no Recôncavo, quanto no Litoral Norte também foram abordados assuntos relacionados à pesquisa com Antônio Nascimento e Fátima Costa da EMBRAPA, Stenilson Araújo do SENAR e Leonardo Magalhães da Adab.  Eles discutiram o monitoramento populacional de mosca-das-frutas (Pomares de Citros) e Infestação Forçada (Laboratório), com o objetivo de avançar na parceria entre as instituições para atender aos critérios fitossanitários mais rígidos para importação de frutos de países do Mercosul.