Durante o mês de maio a Secretaria de Agricultura e Pecuária, por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), contextualizou os alunos das escolas da Bahia sobre a importância vacinação contra a febre aftosa, bem como da fitossanidade, através do Projeto de Educação Sanitária, “Adab na Escola”. Os temas foram abordados com os alunos da rede privada e municipal de Itapetinga e da comunidade do Camboatá, Zona Rural de Alagoinhas.

Os alunos da Escola Visconde de Cairu e a comunidade do Camboatá, Zona Rural de Alagoinhas, participaram no dia 16 deste mês, do projeto “Campanha contra Febre Aftosa e Transversalidades em Escolas da Zona Rural” que entra no seu terceiro ano de execução contando agora com a parceria da Fundação José Carvalho. O projeto ressalta a importância de imunização rebanho, com uma metodologia lúdica, interdisciplinarizando os conteúdos curriculares: saúde, higiene pessoal, matemática e português.

A execução do projeto na comunidade do Camboatá contou com a participação do professor da Fundação José Carvalho (FJC), José Edson dos Santos Dutra, egresso do projeto “Adab na Escola para capacitação de professores”. “A parceria com a Fundação José Carvalho vem reforçar o caráter sustentável da proposta educacional da Adab, conscientizando pais, professores e alunos sobre a importância de uma agropecuária segura”, finaliza o técnico em fiscalização agropecuária, Paulo de Tarso, lembrando que a FJC tem como um de seus projetos a Escola Rural Rolf Weinberg, que oferece o curso técnico em agropecuária para alunos carentes da zona rural.

43ª Exposição Agropecuária de Itapetinga - Pelo segundo ano consecutivo, a equipe da educação sanitária da coordenadoria regional da Adab em Itapetinga, montou um espaço durante a exposição, realizada entre os dias 14 e 19 deste mês, para divulgar os trabalhos dos alunos de rede municipal de ensino que participam do projeto “Adab na Escola”, em parceria com a Prefeitura de Itapetinga.

O tema principal foi Defesa Sanitária Vegetal, informações sobre produção de alimentos de origem vegetal, uso correto e seguro de agrotóxicos e as formas alternativas de combate às pragas e doenças no cultivo de alimentos foram abordados.

“Agregou-se a este tema a conscientização a respeito dos cuidados com o meio ambiente, pois o tema escolar de 2013 é sustentabilidade”, finaliza a Coordenadora do Programa de Educação Sanitária da Adab, Maria das Graças Gusmão, lembrando que dos os alunos do IF-Baiano, do curso técnico em agropecuária, participaram e colaboraram ativamente orientando os alunos visitantes da Exposição.

Ascom/Adab

28/05/2013

71.3116-8461

Confira nosso albúm de fotos