Crianças e adolescentes das redes pública e privada de Vitória da Conquista vão se divertir na 46ª Exposição Agropecuária Industrial e Comercial de Vitória da Conquista (Expoconquista) 2012. O evento atrai um público de mais de 150 mil pessoas e sempre reserva um espaço especial para os estudantes através do Projeto “Adab na Escola”, realizado pela Secretaria da Agricultura por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). Entretenimento, lazer, cultura e, principalmente, informação sobre pecuária, agricultura e cuidados com os alimentos é o que os alunos vão encontrar durante a feira.
A expectativa da Adab é oferecer educação sanitária para mais de duas mil crianças da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista e de municípios circunvizinhos. O projeto existe há 12 anos e acontece em grandes feiras e exposições do Estado. “Essa é uma ferramenta extremamente útil na realização de atividades de educação sanitária, tornando os assuntos relacionados à agropecuária mais divertidos e descontraídos para as crianças e adolescentes”, esclarece o Diretor Geral da Adab, Paulo Emílio Torres.
Entre as atividades realizadas com monitoria Adab estão mini palestras sobre segurança alimentar, preservação ambiental, apresentações teatrais e oficinas. “O projeto visa integrar as crianças e os adolescentes dos centros urbanos com o meio rural, despertando-os para a importância do segmento agropecuário para o desenvolvimento do país”, informa a Coordenadora do Projeto, Irma Do Amor. “Com esse trabalho podemos transformar professores e alunos em cidadãos atuantes e multiplicadores de conhecimento, além de fornecer informações sobre comércio, consumo e fiscalização de produtos de origem animal e vegetal em todo o estado”, explica a veterinária da Adab.
Ao chegarem ao parque de exposições, os alunos são convidados a assistir peças de teatro sobre a fiscalização de alimentos, abordando as condições adequadas de abate bovino e sobre a qualidade sanitária do leite. Após assistirem à montagem teatral, as crianças e adolescentes recebem um lanche e são direcionadas à área das cadeias produtivas, para ver de perto o que acontece com os alimentos antes deles chegarem a suas casas.
Ascom / Adab