O melão pode ser consumido in natura ou na forma refrescos, têm propriedades refrescantes e hidratantes, pois é composto de 90% de água. É considerada uma fruta de exportação, uma vez que, grande parte de sua produção vai para o mercado externo. Dados indicam que em 2016 o Brasil exportou mais de 223.746 toneladas da fruta.
O principal entrave fitossanitário para a exportação de melão é a Anastrepha grandis, espécie de moscas-das-frutas, que tem como hospedeiro preferencial as cucurbitáceas. Sua importância está nas restrições quarentenárias impostas por países importadores de frutas frescas.
Visando atender aos protocolos internacionais para exportar frutas frescas, os proprietários da empresa Vila Cruz, solicitaram à ADAB a caracterização do Sistema de Mitigação de Risco da praga Anastrepha grandis em cultivos de cucúrbitas - SMR - para o município de Curaçá.
Após elaboração, a ADAB submeteu o projeto de caracterização ao Ministério da Agricultura, que realizou auditoria e atestou a conformidade dos trabalhos realizados pela ADAB, produtor e Moscamed Brasil. Em 19 de junho de 2017, o MAPA publicou a Instrução Normativa de Nº 22, caracterizando o SMR para Anastrepha grandis em Curaçá. Assim, esta caracterização possibilitará o envio de frutos produzidos na Fazenda Vila Cruz para países que exigem certificação fitossanitária, a exemplo da Argentina, Uruguai, entre outros.
--
Wagner Machado
Assessoria de Comunicação
www.adab.ba.gov.br
noticia.ascom@adab.ba.gov.br
Para informações gerais sobre a ADAB, gentileza ligar: (71) 3116-8400
Para falar sobre assunto relacionado exclusivamente à Assessoria de Comunicação:
Tel./Fax: (71) 3116-8461