Na primeira semana de Maio o laboratório Lacen confirmou resultado positivo para Raiva dos Herbívoros em material coletado em um bovino, pela Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), no município de Valença, Território Baixo Sul. A suspeita foi verificada no dia 25 de Abril por um médico veterinário do setor privado que notificou a Agência para os devidos procedimentos. Depois de notificado, o fato foi investigado pelo Serviço Veterinário Oficial e a mostra encaminhada ao Lacen, no dia 27 de Abril, em Salvador. Desde a notificação até o resultado laboratorial final, foram 20 dias de atuação dos profissionais da Adab e demais parceiros. A secretaria de saúde de Valença também foi acionada e, imediatamente, adotou as medidas de bloqueio e prevenção junto às pessoas que tiveram contato com o animal doente.

“A defesa agropecuária trabalha em diversas frentes. A parceria com setor privado, entes públicos e os produtores é fundamental para o pronto atendimento a qualquer ocorrência que precise da intervenção da Agência”, destacou o diretor geral da Adab, Paulo Sérgio Luz.

Um segundo caso suspeito e notificado também em Valença, em outro bovino, no último dia 03 de maio, já foi investigado e está aguardando o resultado final do exame laboratorial. A Secretaria Municipal de Saúde também já iniciou ações junto aos produtores que tiveram contato com o animal. Até o momento, nenhuma pessoa, em nenhum dos casos citados, foi infectada pela Raiva e um laudo parcial do Lacen foi emitido ontem, com resultado negativo.

“Vale destacar a importância da notificação dessas suspeitas ao serviço veterinário oficial. Dessa forma a Adab e outros órgãos de saúde podem atuar rapidamente, prezando pela saúde dos plantéis e da população”, salientou o coordenador do Programa de Prevenção à Raiva dos Herbívoros, Marcelo Sampaio.

A Raiva dos Herbívoros possui sintomatologia completamente distinta da que ocorre nos cães e gatos. Ela é paralítica e progressiva. Normalmente, o animal se isola do rebanho. Depois apresenta andar cambaleante e dificuldade para ficar em pé. “Devido à paralisia dos membros o animal acaba caindo ou deitando e não consegue mais se levantar. Apresenta também dificuldade em engolir, podendo ter salivação excessiva”, descreve o médico veterinário da Adab, Antônio Maia, que realizou a coleta nos bovinos. Segundo ele, o curso da doença evolui até a morte do animal.

“Trata-se de uma doença pode acometer também o homem, daí a importância de comunicar à Adab qualquer caso suspeito, e não manipular os animais com esse tipo de sintomatologia”, alerta o diretor de Defesa Sanitária Animal, Carlos Augusto Spínola. A transmissão da Raiva se dá, principalmente, pela mordedura do Morcego-hematófago. Por isso os produtores também devem notificar a Adab quando verificarem aglomerados desses animais em suas propriedades.

Entre as medidas de prevenção está a vacinação dos rebanhos está contra a Raiva. “Por essa razão, devido à confirmação da ocorrência da doença no município de Valença, é de grande importância que os produtores deste município, e dos vizinhos Jaguaripe, Laje e Mutuípe, façam o mais rápido possível a vacinação contra Raiva dos Herbívoros de seus Bovinos, Bubalinos, Caprinos, Ovinos, Equinos, Jumentos, Burros e Mulas. E é muito importante também que o produtor declare essa vacinação nos Escritórios da Adab”, orienta Spínola.

A Adab já mapeou as propriedades situadas no entorno do foco e do caso suspeito, para realizar uma vigilância mais específica, e identificou um abrigo de morcegos hematófagos na área, o qual estará sendo controlado nos próximos dias. A Secretaria Municipal de Agricultura de Valença está participando também da ação, com a mobilização dos produtores para que vacinem seus rebanhos.

Ascom Adab. 16.05.23

Tel. (71) 3194-2044/99948-8385