Em conjunto com a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, o município de Utinga está desenvolvendo estratégias para combater o abate clandestino na região. Em reunião, realizada na última quarta-feira (27) na Câmara de Vereadores do município, representantes das vigilâncias municipais de Utinga, Wagner e Bonito se comprometeram a desenvolver ações que garantam a oferta de carne saudável na mesa da população local.

As instituições presentes definiram como primeira fase das estratégias a veiculação de um alerta sobre os perigos do consumo de carne sem fiscalização. Também ficou determinada a divulgação, em veículos de comunicação, de informações sobre as penalidades contra quem promove esse tipo de comércio.

Durante o encontro ficou acordado ainda um cronograma de fiscalizações conjuntas entre Ministério Público, Adab e vigilâncias sanitárias municipal e estadual. Desde o início deste ano a Coordenadoria de Itaberaba realizou 45 fiscalizações em barreiras sanitárias móveis, com apreensão e inutilização de cerca de três toneladas de carne na região.

Também participaram do encontro vereadores, marchantes, produtores representantes de frigoríficos e o Ministério Público de Utinga com o propósito de traçar metas para o combate ao abate clandestino nos municípios de Utinga, Wagner e Bonito.

Ascom / Adab