Durante a terça-feira (07), a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), por meio da Diretoria de Defesa Sanitária Vegetal (DDSV), realizou a 1ª reunião da Comissão Técnica Estadual da Banana. Essa Comissão funcionará como auxiliar operativo, contribuindo para a eficiência das ações de defesa fitossanitária da bananeira desenvolvidas pela ADAB. A comissão é constituída por representantes de setores público, privado e sociedade civil organizada.

A Diretora de Defesa Sanitária Vegetal, Rosângela Schettini Knupp, ressaltou a importância da criação da Comissão. "A defesa fitossanitária e uma agricultura forte são resultantes da participação cooperativa de todos os setores envolvidos no sistema produtivo, visando uma maior segurança alimentar pautada nos preceitos da sustentabilidade", pontuou.

a

Já segundo o Coordenador do Programa de Prevenção a Sigatoka Negra e ao Moko da Bananeira na Bahia, Alessandro Oliveira "a implantação do Sistema de Mitigação de Riscos para a Sigatoka Negra viabilizou o comércio de banana para outros estados, garantindo a sanidade da produção e o controle da praga", finalizou.